quinta-feira, 19 de setembro de 2013

JUAZEIRO: INAUGURAÇÃO NA NOVA VARA DO TRABALHO

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará vai ampliar o número de unidades para atendimento da população do Cariri. Na próxima sexta-feira (20/9), às 17h, será inaugurada, em Juazeiro do Norte, a 3ª vara do trabalho da região. A unidade será presidida pelo juiz do trabalho Clóvis Valença Filho e solucionará conflitos entre patrões e empregados de 26 municípios.
De janeiro a dezembro do ano passado, trabalhadores do Cariri registraram a terceira maior demanda da Justiça do Trabalho do Ceará, com 2.791 novos processos (atrás apenas de Fortaleza e de Maracanaú). A maior parte da população local trabalha no comércio, mas a agricultura e o setor industrial também têm papel de destaque na economia local e nos conflitos trabalhistas que chegam às varas do trabalho da região.

Também no ano passado foram solucionadas 2.930 reclamações trabalhistas nas varas localizadas nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, sendo 750 por meio de conciliações.

“A nova vara do trabalho do Cariri é mais um passo importante na aproximação entre a Justiça do Trabalho e a população que vive no interior do Estado”, explica a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar. Ela lembra que das cinco varas criadas pela Lei Nº 12.657/2012, a nova unidade do Cariri é a terceira já inaugurada e as outras devem ser instaladas até o final do ano em Sobral e São Gonçalo do Amarante.

Processo Eletrônico: Além da nova vara do trabalho, o TRT/CE instala na próxima sexta-feira (20/9) o Processo Judicial Eletrônico nas duas varas existentes no Cariri (Crato e Juazeiro do Norte), que acumularão os processos em papéis existentes com os processos eletrônicos. Já a nova vara receberá reclamações trabalhistas exclusivamente por meio eletrônico.

Como parte da solenidade da inauguração da 3ª vara do Cariri, a 2ª Turma de desembargadores do TRT/CE realizará uma sessão ordinária de julgamento, na próxima quinta-feira (19/9), às 15h, em Juazeiro do Norte, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Será a primeira vez que uma turma de desembargadores realiza uma sessão fora de Fortaleza.

Expansão: Desde setembro de 2009, o TRT/CE inaugurou outras oito varas do trabalho: quatro em Fortaleza, uma em Maracanaú, uma em Aracati, uma em Eusébio e outra em Caucaia. Até o final do ano passado, o TRT/CE era 13º em número de varas trabalhistas. O primeiro é o TRT 2 (São Paulo capital e litoral paulista), que possuía 172 varas instaladas e autorização para inaugurar outras 59.

Nenhum comentário: