quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ROMEIROS PARTICIPAM DA 14ª ROMARIA DO CALDEIRÃO

Com a presença de mais de 1.500 pessoas., foi realizada no último domingo, 22, a 14° Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado no distrito de Santa Fé, em Crato. A caminhada foi uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Diocese do Crato. Romeiros dos estados de Alagoas, Paraíba, e Pernambuco estiveram presentes com várias caravanas. Eles foram não só para renovar a fé no Beato Zé Lourenço, como também representando vários movimentos sociais de suas regiões. 

A romaria, que já entrou para o calendário cultural e religioso do Cariri, iniciou-se às 7h30, com a acolhida aos romeiros e uma missa campal celebrada por padres da Diocese. Este ano, a Romaria teve como tema "Terra, Água, Comunhão: Bem Viver no Nosso Chão", que relembra a convivência dos agricultores familiares no semiárido brasileiro, cuja resistência se confunde com a do próprio Beato Zé Lourenço, que organizou a comunidade calcada em valores humanos e solidários.

Exemplo de convivência com o semiárido, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto é apontado como experiência exitosa em cuidado com o homem e a terra. Com suas experiências agroecológicas, a comunidade fundada pelo Beato José Lourenço é apontada como embrião do que se convencionou denominar ecovilas. No caso do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, o trabalho em regime de mutirão chegou a alimentar duas mil pessoas durante o inicio do século XX. 

Nenhum comentário: