sábado, 1 de março de 2014

Aproveite o Carnaval para organizar a declaração do Imposto de Renda


Para quem não gosta de folia e vai estar de folga no feriadão de Carnaval, que tal tirar um tempo para fazer a declaração do Imposto de Renda? Apesar de o prazo para envio começar apenas no próximo dia 6 de março, o programa já está disponível para download na internet e os dias de folga podem ser uma boa oportunidade para colocar os documentos em ordem e acertar logo as contas com o Leão - com a vantagem de, caso tenha valores a receber, o contribuinte entrar logo nos primeiros lotes de restituição.

"Quem entrega a declaração com antecedência receberá sua restituição antes. Além disso, em caso de problemas, o contribuinte terá tempo para resolvê-los, evitando a necessidade de realizar uma declaração retificadora, depois do prazo de entrega", chama a atenção o diretor-executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos. 
Outra vantagem em antecipar-se para declarar o IR, reforça o professor de Direito Tributário da Universidade Federal do Ceará (UFC), Hugo Machado Segundo, é poder, em tempo hábil, reunir todos comprovantes de renda e despesas realizadas ao longo do exercício, que, dependo de cada caso, pode resultar em uma lista bem extensa." Quanto a isso, vale lembrar que em 2014 o prazo para envio da declaração é menor que nos anos anteriores, pois o período concedido pela Receita Federal que ia de 1º de março a 30 de abril, neste ano, devido ao feriado de carnaval, começa somente no dia 6 de março, indo até o dia 30 do mês seguinte."Se perder esse prazo, o declarante está sujeito a multa", lembra Machado.

Nenhum comentário: