sábado, 1 de março de 2014

Classificação indicativa para todos

O Projeto Classifique, criado a partir da Portaria nº 26 da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, tem o objetivo de promover e ampliar a participação democrática da sociedade no controle social no processo de classificação indicativa. Ou seja, a sociedade vai poder dizer qual a menor idade permitida para se assistir a um filme ou programa de televisão, e até jogos eletrônicos. A iniciativa possibilita que cidadãos se tornem um classificador externo voluntário.

A Secretaria Nacional da Justiça do Ministério da Justiça tem como dever constitucional atribuir classificação indicativa às obras audiovisuais (televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos e jogos de interpretação – RPG) com o intuito de fornecer instrumentos confiáveis para contribuir com a formação da criança e do adolescente.

O projeto disponibiliza todas as informações acerca da finalidade, atividades, requisitos e critérios do projeto através de Edital que está disponível no Portal da Classificação, espaço dedicado à proteção da criança e do adolescente (http://culturadigital.br/classind/projeto-classifique/).

Os futuros classificadores farão parte do Cadastro Nacional de Classificadores Externos e participarão de uma oficina de habilitação que acontecerá, em Brasília, e será ministrada pela Coordenação de Classificação Indicativa.

Acompanhamento e avaliações serão feitas por meio dos indicadores que ainda serão criados. O projeto Classifique conta como parceiros a sociedade civil, as imprensas de mídia, os colaboradores lotados na Coordenação de Classificação Indicativa, as redes de proteção (Conselhos Tutelares, Ministérios Públicos Estaduais e Federais e outros) e os especialistas no tema da proteção a crianças e adolescentes.

Para se inscrever no Projeto Classifique acesse:
https://docs.google.com/forms/d/1TnkEsKZkGe4CUX-nuoUSD0Tm6l6FiDzPyhyHdbmk14Q/viewform

site Adital

Nenhum comentário: