terça-feira, 18 de março de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Cinco homicídios num fim de semana com 13 mortes violentas no Cariri



Subiu de oito para 13 o número de mortes violentas na comparação dos dois últimos finais de semana na região do Cariri. Neste, foram cinco homicídios, três óbitos em acidentes de trânsito, dois suicídios, dois afogamentos e uma vítima de queda. Juazeiro liderou o ranking negativo com quatro mortes, vindo a seguir Crato com três e os demais de Penaforte, Milagres, Barbalha, Porteiras, Mauriti e Várzea Alegre. Foram três mortes na sexta-feira, quatro no sábado e seis neste domingo.

Por volta das 18 horas de sexta-feira uma pane no sistema de freios fez um caminhão Mercedes Benz vermelho com placas de Petrolina (PE) descer desgovernado a CE-292, que liga os municípios de Crato e Nova Olinda. O motorista Rosemberg Vieira, de 31 anos, o Berguinho que residia em Petrolina, ainda conseguiu desviar alguns veículos salvando vidas pelo caminho até perder o controle e descer uma ribanceira no km 14 da rodovia estadual com cerca de 20 metros de altura.

Ele conduzia uma carga de gesso e sobrou em uma das curvas capotando à altura do Colégio Agrícola de Crato causando a morte do motorista no local. O Corpo de Bombeiros foi requisitado por conta das vítimas presas às ferragens. Rosemberg já foi resgatado sem vida, enquanto Francisco José Gouveia dos Santos, de 23 anos, foi socorrido ao Hospital São Raimundo de Crato com fraturas expostas nas duas pernas e fratura na bacia.

No mesmo horário o cadeirante Francisco Delci Ferreira de Souza, de 47 anos, que residia na Rua Romão Bem Sampaio no centro de Penaforte, foi atropelado no km 540 da BR-116 perto do Posto Fiscal. Ele pilotava uma moto cinquentinha a qual foi colhida por um caminhão que viajava na direção de Salgueiro (PE), mas retornou até o posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Milagres. Segundo testemunhas, o acidente aconteceu no momento de uma ultrapassagem e o motorista ainda teria tentado desviar a moto sem êxito batendo na traseira da mesma. Delci morreu no local.

Por volta das 22h30min Francisco Wellington da Silva Lima, de 22 anos, o Toicinho, residente na Rua Elias Siqueira, 106 (Seminário) em Crato, morreu no Hospital São Francisco após um tiro no peito esquerdo disparado por um PM. A vítima respondia por crimes de ameaça, invasão de domicílio, roubo e tráfico de drogas e foi alvejada em confronto com militares do Ronda do Quarteirão. Os policias tomaram conhecimento sobre um jovem com uma faca ameaçando transeuntes naquela rua quando os Soldados Luismar e Roberto terminaram cercados por três homens que passaram a agredi-los a socos, pontapés e pedradas.

Foi solicitado reforço e nem a chegada de mais uma viatura serviu para inibir a ação do trio que seguiu investindo contra os PMs. O Soldado Luismar foi atingido na cabeça por um tijolo, enquanto Wellington foi na direção do Soldado Mendonça com uma faca o qual se defendeu atirando. Uma terceira viatura chegou ao local socorrendo a vítima ao hospital, onde morreu meia hora depois. Os outros foram identificados como o irmão de Toicinho e servente de pedreiro, Carlos Witalo da Silva Lima, de 23, residente na Rua Caririaçu, 548 no Seminário e o menor J. S. N. de 17 anos, morador do mesmo bairro os quais foram levados à delegacia.

Por volta das 05h30min de sábado o empresário do ramo de eventos, Antonio Wener Fernandes da Silva, de 37 anos, perdeu o controle do seu veículo I30 da Hyundai de cor prata e chocou-se contra um poste após subir o canteiro central da Avenida Padre Cícero em Crato, morrendo no local. Seu colega de viagem e vocalista da Banda Os Meninos, João Anderson Martins, de 27 anos, foi socorrido ao Hospital Regional do Cariri com fratura no fêmur e ruptura na bacia.

Este tinha feito show no Texas antecedendo a dupla sertaneja Jorge & Mateus. Ao término, Wener e Anderson foram lanchar em Crato e, no retorno a Juazeiro, aconteceu o acidente nas imediações do antigo Café Itaytera. Wener era sócio do Texas e residia no bairro Novo Juazeiro tendo ficado preso às ferragens após o poste se partir ao meio e cair sobre o carro que ficou bastante destruído.

Já no Hospital Regional do Cariri morreu Maria de Lourdes Franco de Melo, de 86 anos, que residia no Sítio Açude Velho em Mauriti. Ela foi vítima de uma queda em sua residência e terminou trazida para o hospital de Juazeiro. Por volta das 18h30min, na Rua Otávio Aires, 811 (Limoeiro), Francimiro Ferreira Gomes, de 37, foi esfaqueado pela própria irmã, Maria de Fátima Gomes, de 39 anos, que mora na casa vizinha. Ele bebia e passou a discutir com a acusada evoluindo para agressões. Maria foi em casa apanhar uma faca e, no retorno, desferiu um único golpe no peito esquerdo para fugir ao notar que o irmão tinha morrido.

Cerca de 20 minutos depois, na Rua Leonardo da Silva Fontes, 765 (Frei Damião), José Oliveira da Silva, de 45 anos, tentou apaziguar o conflito entre dois filhos e terminou morto por um deles no caso Zeivan Oliveira Santos, de 25 anos, ali residente. Com uma faca em punho, Zeivan o atingiu nas costas e ainda o agrediu na cabeça com uma barra de ferro quando a vítima foi socorrida ao Hospital Regional do Cariri, onde morreu pouco depois. O acusado foi preso e, segundo a polícia, já responde por crimes de ameaça, roubos e furtos.

Por volta das 6 horas de domingo familiares encontraram o corpo da deficiente física Maria José Venceslau do Nascimento, de 38 anos, em uma forca a partir de um armador na sala de casa. Ela era depressiva e morava na Vila Padre Cícero em Milagres. Às 8 horas em uma estrada carroçável na ladeira do Sítio Farias (Distrito de Arajara) em Barbalha perto da divisa com o Pernambuco, vaqueiros encontraram o corpo de um homem até agora não identificado e com uma perfuração à bala no abdômen. Ele aparenta entre 25 e 30 anos, 1,70m de altura, uma tatuagem com o nome “Maria” no ante-braço, trajando camiseta de cor branca, short jeans azul e sandália na mesma cor.

Por volta das 14 horas o adolescente Natanael Richa Vieira da Silva, de 14 anos, que residia na Rua Valdemira de Brito (Triângulo) morreu afogado em um córrego na Fazenda Glória situada antes do Açude dos Carneiros na Vila Padre Cícero em Juazeiro. A propriedade pertence ao dono da Auto Escola Dia e a vítima é enteada de um instrutor desta que ali se encontrava. A vítima e mais dois adolescentes saíram na direção do manancial que fica entre serras e Natanael recusou o convite para dar um passeio de canoa. O garoto ficou se banhando às margens do córrego enquanto observava seus colegas partirem. Um pouco mais à frente quando estes olharam, não o viram mais e decidiram retornar. Provavelmente, o jovem escorregou caindo no manancial.

Às 18 horas o doente mental José Joelson Lião da Silva, de 26 anos, praticou o suicídio por enforcamento em um dos quartos de sua casa na Rua Manuel José da Silva (Horto) em Juazeiro. Uma hora depois, no Sitio Bebedouro na zona rural de Várzea Alegre, foi encontrado o corpo do agricultor Antonio Vanutti Batista Costa, de 27 anos, ali residente. Ele morreu afogado e já tinha sido resgatado de um riacho, sendo posto por populares às margens do manancial.

Por volta das 20h30min ainda deste domingo a agricultora Maria Nenê Franklino, de 50 anos, que residia no sítio Cancela em Porteiras, foi morta a golpes de chibanca. O crime aconteceu dentro de casa e teve como autor o seu próprio companheiro e também agricultor Antônio Sebastião de Almeida, de 53 anos, apelidado por Bico de Arado. Ele fugiu, mas em virtude da chuva retornou ao lar e foi preso no início da madrugada desta segunda-feira, numa operação comandada pelo Sargento Ataildo, em um quartinho nos fundos da casa. A polícia recolheu ainda a ferramenta agrícola usada no assassinato.

Site Miséria

Nenhum comentário: