segunda-feira, 21 de abril de 2014

Agricultores iniciam colheita de milho e feijão no Interior


O cenário no sertão é de alegria, com o verde proporcionado pelas chuvas, na maioria das regiões. A expectativa dos agricultores é de uma boa colheita, bem diferente do ano passado. Em muitas regiões, inclusive, já estão apanhando feijão e as primeiras espigas de milho. O aumento das chuvas a partir da segunda quinzena de fevereiro é responsável pela melhoria na safra no Estado do Ceará neste ano. Órgãos que atuam na área confirmam a realidade dos sertanejos. A projeção é que a safra seja maior em 339,92% que a safra passada.
O quadro crítico do ano passado e de 2012 será revertido, conforme relatório do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), feito por meio do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA), que atribui a melhoria dos prognósticos ao crescimento das chuvas especialmente na macrorregião do Cariri, que concentra grande parte da produção de milho, principal produto da safra de grãos do Ceará.
A expectativa de produção do terceiro relatório deste ano é de 1.071.069 toneladas de grãos em 2014. Comparando-se à estimativa do mês de fevereiro (1.004.154t) cresce 6,66%. Comparando-se à primeira estimativa do ano (1.069.109 t), representa crescimento de 0,18%.

Segundo o documento, produzido mensalmente, a produção será boa, na maioria das regiões, principalmente na comparação com o ano passado.
DN

Nenhum comentário: