domingo, 27 de abril de 2014

Representantes demonstram falta de interesse político por Juazeiro

Dos 15 convidados, entre Senador, Deputados Federais e Estaduais, que mais obtiveram votos na cidade de Juazeiro do Norte nas últimas eleições, apenas três estiveram presentes à Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores de Juazeiro na tarde deste dia 25. 

Programada para ser um grande debate político, a Audiência não atingiu seu objetivo de reunir os Parlamentares mais votados no Município em uma discussão global da situação atual de Juazeiro. O que transpareceu, é que em ano eleitoral os parlamentares estão mais preocupados com suas agendas políticas, em busca de garantir suas futuras eleições do que com demandas de seus mandatos atuais.

O objetivo da audiência era debater os problemas da cidade e cobrar medidas para as reivindicações mais urgentes. Os problemas foram debatidos, mas, entre aqueles que já conhecem e que nada ou pouco podem fazer para mudar a situação.

Alguns vereadores expuseram as cobranças mais frequentes que recebem da população, repassando para os colegas parlamentares das instâncias Estadual e Federal que estiveram presentes: O Deputado Federal Manoel Salviano (PSD), a Deputada Estadual Mirian Sobreira e o Deputado Estadual Camilo Santana (PT), que inicialmente apenas prestaram contas vagamente do que já havia sido feito pelo Município, com suas participações.

Mas, ao tomarem a palavra, os vereadores começaram a questionar e exigir providências dos Deputados para as demandas atuais. O vereador Normando Sóracles (PSL) engrossou o discurso afirmando que “isso aqui está parecendo palanque político”. Alertando que os Municípios estão ‘quebrados’, Normando disse que não há condições de os Governos Federal e Estadual exigirem contrapartidas tão altas das Prefeituras para que os equipamentos construídos nas cidades funcionem. “Estamos com problemas de custeio. Os Municípios não têm condições de manter a máquina”, disse Normando. Ele Criticou os parlamentares votados na Região e cobrou maior participação destes. “Os Deputados vem aqui pegam os votos e depois não aparecem mais”, lamentou. 

Tarso Magno (PR) seguiu a mesma linha de cobranças, pedindo respostas claras sobre as temáticas levantadas na audiência. “Salviano, Camilo, Mirian, o que cada um pode fazer efetivamente para resolver as demandas expostas”, questionou Tarso.

A vereadora Mara Torres direcionou sua cobrança ao Deputado Salviano exigindo direcionamento de emendas. “Salviano, vamos cobrar sua parcela de contribuição. Direcione sua emenda para cá. Vamos lhe cobrar”, disse Mara.

Já o vereador Gledson Bezerra (PTB), destacou que há problemas que podem ser resolvidos com uma simples ação, enfocando a questão do Sistema de Verificação de Óbito (SVO), que apenas depende de uma viatura e da contratação de um médico perito e um motorista. De acordo com Glêdson, existem alguns problemas que seriam resolvidos facilmente pelo Governo do Estado e que vem se arrastando há anos, prejudicando grande parte da população. Glêdson cobrou uma resposta concreta dos representantes, exigindo que os problemas mais fáceis sejam imediatamente resolvidos.

Para Salviano, “a audiência serviu para tomar conhecimento das demandas”. De acordo com ele, sua presença foi apenas para ouvir essas demandas e foi logo alertando que de imediato nada será resolvido.

O Deputado Camilo Santana, também enveredou pelo mesmo discurso, afirmando que as demandas não serão resolvidas de imediato, mas se comprometeu em buscar soluções para as mais urgentes. 

A Deputada Mirian Sobreira foi a única que se posicionou claramente sobre cada demanda e comprometeu-se a procurar encontrar respostas, sejam positivas ou negativas para informar o que realmente poderá ser realizado sobre cada uma delas.  Mirian prometeu se informar sobre a questão do SVO e dar uma resposta até o final da próxima semana. Sobre as UPAs, prometeu acompanhar e cobrar o funcionamento integral das duas Unidades de Juazeiro, assim como acompanhamento do funcionamento do Hospital São Lucas, importante equipamento de saúde municipal.

A Deputada ainda anunciou uma conquista para a Cultura do Município. Segundo Mirian a partir do ano de 2015, Juazeiro passará a realizar um grande espetáculo de encenação da Paixão de Cristo, semelhante ao que acontece todos os anos na cidade de Nova Jerusalém, em Pernambuco. O que aumentará o fluxo turístico da cidade.

Eraldo Oliveira representou o Senador Eunício Oliveira e Oriel Nunes, representou o Deputado Neto Nunes.

O Presidente do Legislativo juazeirense, Capitão Vieira Neto, agradeceu a atenção dos parlamentares presentes e garantiu continuar realizando Audiências para discutir os problemas e encontrar soluções para a cidade de Juazeiro. “Essa foi apenas a primeira, vamos continuar esse trabalho”, concluiu o Presidente.

Um documento será confeccionado, debatido novamente em Plenário e encaminhado aos gabinetes dos parlamentares para conhecimento de todos.
Foram separadas por áreas de atuação e selecionadas como as que exigem medidas mais urgentes. 

Na Saúde: o funcionamento adequado do Sistema de Verificação de Óbito (SVO), a construção de uma Clínica de Reabilitação para Dependentes Químicos, a construção e instalação de um Hospital Municipal. 

Na Infraestrutura: Recuperação e Recapeamento Asfáltico das estradas da zona rural. Macrodrenagem e Saneamento Básico. 

Na Educação: A construção de um Hospital Escola, a ampliação do espaço físico da Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

Na Segurança: implantação de duas Delegacias Distritais, implantação da Central de Flagrantes, aumento do efetivo de peritos, policiais militares e policiais civis.

Apenas a Deputada Estadual Mírian Sobreira foi clara em expressar o que poderia e iria fazer diante de cada demanda. Sobre Eraldo Oliveira resumiu um sentimento que expressa bem o sentimento diante da atitude dos parlamentares e do momento. De acordo com Eraldo “A Classe Política está devendo muito a Juazeiro do Norte”.

Foram convidados

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB).

O Senador Eunício Oliveira (PMDB)

Os Deputados Federais: Arnon Bezerra (PTB), José Guimarães (PT), Manoel Salviano (PSD), Genecias Noronha (Solidariedade), Gorete Pereira (PR), João Ananias (PCdoB) e Mario Feitosa (PMDB), que ocupa a vaga deixada por Raimundo Macedo e o Deputado e Mauro Benevides.

Os Deputados Estaduais: Camilo Santana (PT), Daniel Oliveira (PMDB), Mirian Sobreira, Neto Nunes, Sineval Roque (PSB).

Site Miséria

Nenhum comentário: