sexta-feira, 18 de abril de 2014

Às moscas

Lançada em março pelo Observatório do Livro e da Leitura, a pesquisa Bibliotecas e Leitura Digital no Brasil dá o tom sobre a realidade dos estabelecimentos de leitura e empréstimos de livros no país. Feita com 503 instituições distribuídas entre as cinco regiões brasileiras, os dados mostram um cenário preocupante sobre as instituições que, salvo exceções, necessitam de infraestrutura, tecnologia e mais visitantes.

Um dos dados que chama a atenção é o da frequência de usuários das bibliotecas pelo país. Na média, o número é de 420 visitantes por mês. Levando-se em conta apenas os dias de semana (cerca de 22 em um mês) a média nacional de visitantes é de 19 pessoas por dia. Se já não fosse esse número inquietante, vale ressaltar que uma porcentagem expressiva (22%) dos estabelecimentos mantém uma média ínfima de visitas mensais, não chegando a 50 pessoas por mês. Em contrapartida, bibliotecas de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Salvador puxam essa média para cima, já que suas frequências de acesso variam entre 400 e cinco mil usuários mensais.
Galeno Amorim, diretor geral do Observatório do Livro e da Leitura, diz que os números demonstram anos de descaso em políticas públicas para o setor. “Uma pesquisa como essa costuma trazer boas notícias e outras não tão boas. Os dados atualizam cenários que foram traçados há alguns anos no Brasil. A situação das bibliotecas continua de precariedade por não terem sido implementadas políticas públicas robustas para enfrentar o descaso com o setor nos últimos anos”.
Na pesquisa, 52,5% das bibliotecas eram de escolas municipais. Bibliotecas comunitárias correspondiam a 16,3% dos estabelecimentos (considerou-se biblioteca comunitária espaços mantidos por instituições de caráter público). E em menor número estavam as instituições escolares públicas (11,22%), públicas estaduais (4,41%), escolares privadas (2,4%), rurais (2,81%), de universidades (3,41%), órgãos públicos (1,8%), mantidas por empresas públicas ou privadas (1,4%) e outras (3,81%). Estima-se que o Brasil tenha um número de instituições, nesse universo, superior a 120 mil.
Em relação à distribuição geográfica tem-se o seguinte cenário: 34,6% das bibliotecas entrevistadas estão situadas na região Sudeste, com destaque para os estados de São Paulo (14,3%) e de Minas Gerais (13,7%). O Nordeste vem logo em seguida com 32,4%.O Centro-Oeste e o Norte possuem poucas bibliotecas na amostra, chegando a, respectivamente, 6,8% e 5,6%. 

Site Cultura e Mercado

Nenhum comentário: