quarta-feira, 16 de abril de 2014

Samu faz 1.005 atendimentos em 40 dias de funcionamento

Segundo levantamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Juazeiro, 1.005 atendimentos, com deslocamento de ambulâncias e orientações telefônicas, foram feitos durante os 40 dias de seu funcionamento no município. Entre as principais ocorrências, pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e de armas de fogo (350), clínicos (238) e domésticos (82).

O levantamento mostra, ainda, que cerca de 146 atendimentos foram concretizados pela equipe de ambulância de suporte avançado, com equipamento de UTI, e 597 pelo serviço de suporte básico. De acordo com a diretora do Samu de Juazeiro, Anya Luna, as ocorrências por motivo psiquiátrico (44), pediátrico (12) e obstétrico (26), classificados como domésticos, também são constantes.

Na estimativa do maior quantitativo de ocorrências por bairros, as áreas centrais da cidade encabeçam os atendimentos (83), seguido pelo Triângulo (69), Frei Damião (55), Aeroporto (51) e Franciscanos (47). Conforme Anya Luna, além dos casos domésticos e de traumas, os clínicos representam uma grande demanda local. “Problemas cardíacos, pulmões, AVC, entre outros”, cita.

A diretora afirma que, mesmo com a chegada do Samu, os chamados do Corpo de Bombeiros local não diminuíram significativamente. “Eles continuam fazendo as ocorrências tanto extra Juazeiro como nos casos de apoio ao Samu. Numa situação em que o paciente se encontra preso nas ferragens, serão os bombeiros que farão a retirada do mesmo”, assegura.

Trotes

Sobre os principais problemas que o Serviço vem enfrentando na localidade estão os referentes aos trotes. Segundo Anya Luna, são em média de 35 por dia. “Atrapalha o socorro a quem realmente necessita de ajuda. Estamos deixando de salvar uma vida por causa de trotes”, alerta.

Fonte: Jornal  do Cariri 

Nenhum comentário: