sábado, 19 de abril de 2014

Notícias do Crato

Saúde do Crato apresenta projeto para melhorar o atendimento a pacientes com câncer

A Secretaria de Saúde do Crato realizou a apresentação do projeto “Ambulatório de Dor Oncológica e Cuidados Paliativos”. O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes Gervaiseau.
O projeto tem o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes da Oncologia e tem como objetivos diagnosticar, controlar e tratar a dor do câncer de pacientes do Crato, além de dispensar as medicações do tratamento, prevenir, controlar e tratar os sintomas que causam sofrimento em fase avançada da doença (falta de ar, falta de apetite, falta de sono, etc).
Além disso, realizar parceria com Faculdade de Medicina de Barbalha ofertando um ambiente acadêmico para estágios, com pesquisas e trabalhos científicos, tornando-se referência para o Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD.
Para a idealizadora Sandra Barreto, o projeto visa também melhorar o apoio humano e de orientações que o paciente oncológico requer. A Secretária de Saúde, Aline Franca, enaltece o  projeto para a melhoria na qualidade dos serviços assistenciais em saúde para pacientes com câncer. Para ela, será um trabalho de muita responsabilidade, atenção e carinho feito por profissionais especializados.
De acordo com a Coordenadora da Atenção Secundária e Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria de Saúde do Crato, Myllene  Muniz Barreto, o ambulatório irá funcionar no Centro de Especialidades – Posto da Grota. A previsão é que os atendimentos sejam iniciados no próximo mês de maio.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social realiza reunião para organizar formatura regional do PRONATEC

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), através da Coordenadoria do PRONATEC, realizou no SEST/SENAT, reunião com os 14 municípios, incluindo o Crato, que participarão da Formatura Regional do PRONATEC, no Cariri, no próximo dia 25.
O intuito da reunião foi socializar com os municípios as informações repassadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS) sobre a formatura regional, e fortalecer parcerias para que o evento obtenha sucesso. A estimativa de público é de 1.260 formandos juntando todos os municípios, do primeiro trimestre de 2014.
Também estiveram presentes na reunião, a gestora da SMTDS do Crato , Elisangela Rodrigues e a secretária adjunta da pasta, Ana Lúcia Gomes.
A reunião contou com representantes dos municípios de Altaneira, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Barro, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Jardim, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Potengi e Várzea Alegre.

Governo Municipal realiza ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, a Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realiza de 12 a 18 de maio, a campanha “De Mãos Dadas contra a Violência”.
No município, a campanha será coordenada pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), que tem por objetivo lembrar do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninos e meninas crescerem de forma saudável e protegida.
Entre as ações da campanha, na manhã do dia 16 de maio, o governo cratense realiza caminhada para mobilizar a população para combater essa problemática. De acordo com a Coordenadora do CREAS, Adriana Lacerda, a concentração para a caminhada será no Largo da RFFSA, a partir das 8h, e percorrerá as ruas Bárbara de Alencar; descendo na Senador Pompeu, Coronel Luis Teixeira, Dr. João Pessoa, Miguel Limaverde e  finalizando na Praça da Sé.



Nenhum comentário: