domingo, 27 de abril de 2014

Realizada em Crato Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora



O  município do Crato sediou a 1ª. Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. O encontro – que aconteceu na última terça-feira, 22, trouxe como temática a implementação da política nacional de saúde do trabalhador e trabalhadora - foi realizado no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE Crato, (Colégio Agrícola).

A conferência fez parte das ações que correm todo o Estado que funcionam como preparação para a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, onde a temática central é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e dever do Estado”, que ocorrerá em Fortaleza, no mês de junho. 

Delegados foram eleitos e juntos com outros também eleitos das etapas regionais e estadual  irão representar o Ceará na  4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerá em dezembro, em Brasília.

O objetivo desses encontros está sendo elaborar propostas para cada município, macrorregião, Estado e União para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O evento foi consolidado através das parcerias entre a Secretaria Municipal de Saúde do Crato, Sindicato dos Servidores Municipais do Crato, Coordenadoria Regional de Saúde -  CRES, Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador – CEREST .e Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Com realização do Conselho Municipal de Saúde do Crato, com apoio do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau).

A Secretária de Saúde do Crato Aline Franca  presidiu a conferência juntamente com a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Elisângela  Lucas Teixeira.

Segundo a Coordenadora da Mobilização Social do Crato Iracema Mariano, a Conferência reuniu mais de 300 delegados eleitos pelos conselhos dos 28 municípios que estarão participando “O evento compreendeu as Coordenadorias Regionais de Saúde  de Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte”, explicou.


A Secretária de Saúde do Crato, Aline Franca ressaltou a importância de um encontro desse nível no município e enalteceu a participação do Coordenador Adjunto da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Roque Manoel Perusso Veiga. “Será um marco na saúde do Crato e municípios circunvizinhos, iremos pela primeira vez, debater e estudar a implantação de políticas públicas que viabilizem melhores condições de saúde para nossos trabalhadores e trabalhadoras”, concluiu.

Nenhum comentário: