sábado, 19 de abril de 2014

Portuguesa sai de campo e tumultua início do Brasileirão

A estreia da Portuguesa no Campeonato Brasileiro da Série B foi interrompida ontem, aos 16 min do 1º tempo, em Joinville, Santa Catarina. O jogo contra o Joinville foi paralisado depois que o delegado da partida, Laudir Zermiani, levou ao conhecimento do árbitro a liminar que havia reconduzido a Lusa à Série A do Brasileiro, na última quinta-feira. 
 
O time da Portuguesa desceu rapidamente ao vestiário assim que houve o comunicado. Depois de alguns minutos, Zermiani foi ao vestiário da Lusa dizendo ter falado com o presidente da CBF, José Maria Marin, que teria ordenado a volta do time para o gramado. Mas o time decidiu não retornar. Por volta de 30 min do primeiro tempo, o juiz encerrou o jogo, dando a vitória ao time do Joinville. 
 
A decisão de entrar em campo, contrária à liminar, foi tomada pelo presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, e resultou no pedido de demissão de Orlando Cordeiro, vice-presidente jurídico do clube, que se opôs à medida. 
 
A Confederação Brasileira de Futebol disse, em nota, que a Portuguesa vai responder por abandono de campo em julgamento do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportivo). A entidade que rege o futebol brasileiro está em recesso de Páscoa. No entanto, a CBF enviou um comunicado cerca de três horas depois que a Lusa deixou o campo.
 
Eis a integra da nota: “O ato apresentado ao delegado do jogo entre Joinville e Portuguesa não tem nenhuma eficácia jurídica, pois decorre de uma decisão proferida pelo incompetente juízo da 3ª Vara Cível do Fórum Regional da Penha, São Paulo, e que vem a desrespeitar flagrantemente a determinação do Superior Tribunal de Justiça, que já decretou que a competência é exclusiva da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que proferiu decisão contrária. 
 
O ato desse juízo confirma grave desrespeito ao STJ e é muito sério. Seus responsáveis terão de reparar os vultuosos danos causados. Quanto à Portuguesa, que abandonou o campo, caberá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgar o mérito.” 

Imbróglio 

A Portuguesa foi rebaixado à Série B após ser punida com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton. Suspenso, o jogador entrou em campo em jogo contra o Grêmio, no Canindé. 
Na quinta-feira, a juíza Adaisa Bernardi Isaac Halpern, do Foro Regional da Penha, acatou a ação movida por um torcedor e determinou, a volta da Portuguesa à Série A. 
(Folhapress)

Nenhum comentário: