quinta-feira, 24 de abril de 2014

Menores se revoltam em Centro Educativo de Juazeiro do Norte

Um princípio de rebelião de menores foi registrado por volta das 14 horas desta segunda-feira (21) no Centro Sócio Educativo José Bezerra de Menezes, que funciona na Rua Ladislau de Arruda Campos (Antonio Vieira) em Juazeiro do Norte. Trata-se de uma unidade de internação para jovens em conflito com a lei e o motim teria sido liderado por quatro menores que ameaçavam os demais com um cossoco caso não aderissem ao movimento.

Estavam no centro os instrutores e uma assistente social os quais convocaram o diretor e a polícia foi acionada. Uma equipe da FTA (Força Tática de Apoio) adentrou o estabelecimento e dois estampidos, segundo o Cabo Patrício de bombas de efeito moral, foram ouvidos do lado de fora. Enquanto isso, o Capitão Rabelo comandou uma vistoria encontrando a arma branca. Ele disse que, nesta terça-feira, os quatro menores serão levados à delegacia.

Parentes compareceram ao Centro Sócio Educativo e o capitão negou que exista superlotação. Conforme acrescentou, existe até uma cela vazia e as cinco refeições diárias estão sendo servidas normalmente aos que estão em regime de internação provisória. O equipamento acolhe menores infratores de 43 comarcas do Cariri e até regiões vizinhas envolvidos com furtos, roubos, lesões corporais, tráfico de drogas e até homicídios.

No início de outubro do ano passado ocorreu um princípio de rebelião no local com os garotos exaltados gritando palavras de ordem e iniciando uma destruição ao patrimônio público. Da mesma forma, a polícia esteve no local e controlou o movimento levando para a delegacia o menor de iniciais E. F. A. S., de 17 anos, residente no bairro João Cabral, por ter danificado uma das celas. Antes, tinha sido registrada uma fuga de três menores daquele centro

No local, equipes do PROERD (Programa de Erradicação das Drogas) promove palestras mensais e o espaço conta com ambulatório, salas de aula, campo de futebol, celas e outras dependências que acolhem menores infratores na faixa etária de 12 a 18 anos. No caso do cometimento de um crime de natureza mais grave o adolescente é encaminhado para Fortaleza. Os menores participam de oficinas de artesanato, construção civil, mecânica e atividades de lazer com o objetivo da ressocialização.

* Com informações do site Miséria

Nenhum comentário: