quarta-feira, 16 de abril de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Vigilância Sanitária fiscaliza comercialização de pescado

Com a proximidade do feriado da Semana Santa, o pescado, ingrediente fundamental durante o período, ganha destaque no comércio. Para garantir que ele chegue às mesas, dentro das condições adequadas para o consumo, a vigilância sanitária de Juazeiro do Norte tem intensificado as orientações aos comerciantes. O foco do trabalho é quanto ao manuseio correto, higienização e conservação desses alimentos.

O inspetor sanitário Danilo Belém explica como funciona o trabalho. “A nossa equipe visita o comércio, entrega máscaras, luvas, tocas e panfletos com informações sobre a forma correta de manuseio e conservação dos produtos. Realizamos um trabalho educativo, para garantir que o consumidor leve para casa um artigo de qualidade”, pontua Danilo.

“Quando vou comprar, fico atento quanto ao cheiro, se os olhos estão brilhando e transparentes, se a escama está bem presa. É importante olhar para levar um produto de qualidade para casa”, explica mototaxista Francisco José Porfílio.

Por conta da demanda, muitos comerciantes já estão armazenando pescados para garantir boas vendas até o final desta semana. A vendedora Maria Luzia de Oliveira apostou na ideia. “Como a gente vende peixe há mais de 20 anos, sabemos que os preços aumentam por conta da procura. É preciso planejar e comprar antes, para garantir um bom preço para o consumidor final”, aponta Maria.

Os peixes mais procurados pela clientela são a Tilápia e Tucunaré. Os preços variam entre R$10,00 e R$20,00 o quilo. A maior parte do produto comercializado no Cariri vem de localidades como Orós e Castanhão.

Fonte: Jorbal do Cariri

Nenhum comentário: