segunda-feira, 21 de abril de 2014

Crato e Juazeiro entram no circuito nacional de dança



O Cariri entra para o circuito nacional de debates sobre a dança com o II Seminário de Dança e a VI Semana D da Dança, com a mobilização de mais de seis mil pessoas durante a sua realização, de 21 a 29 de abril. Locais públicos de Crato e Juazeiro do Norte, este ano, além dos teatros da região, servirão de palco para os espetáculos e também oficinas e aulas. A programação envolve grandes críticos do segmento e também coreógrafos, dançarinos e pesquisadores da área.
Segundo o idealizador e coordenação do evento, professor Alysson Amancio, há um destaque do Cariri atualmente no segmento da dança, por envolver bem mais que a cultura popular, mas um espaço se ampliando cada vez mais para a dança contemporânea. É nessa busca que as discussões serão trabalhadas, dando ênfase para a contemporaneidade em contraponto ao aspecto tradicional da dança.
Durante o evento o nível de debate dos participantes, a exemplo da Professora doutora Helena Katz, considerada a maior crítica de Dança do Brasil. Além de nomes como Sueli Guerra (RJ), Edney D. Conti (RJ), Arthur Marques (PB), Cia. Compassos (PE) Guga (SP), Teodora Alves (RN), Oswaldo Barroso (CE) e Fauller (CE).
Serão realizados 24 espetáculos, quatro oficinas, um workshop, além de aula pública, cortejo com os artistas, apresentação comunicações e artigos científicos. Um trabalho que, para Alysson Amancio, parte de iniciativas da própria associação e dos profissionais da região, que têm um espaço na rota de dança do Brasil.

O II Seminário de Dança é patrocinado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2013. São seis escolas de dança em Juazeiro do Norte e novos profissionais se formam no Rio de Janeiro, segundo ele, contribuindo também para o processo de formação no Cariri.
DN

Nenhum comentário: