segunda-feira, 21 de abril de 2014

Escola em Barbalha busca o resgate da cultura canavieira


A aposta no setor canavieiro da região do Cariri, mesmo com a quase extinção dos plantios de cana, tem levado a investimentos na formação de novos técnicos. Para isso, está prestes a ser inaugurada na região uma fábrica-escola, uma mini usina de cana-de-açúcar para levar a prática do processamento do produto na agroindústria.
O projeto está sendo viabilizado por meio do Governo do Estado, Município de Barbalha e Centro de Ensino Tecnológico (Centec). A meta é levar, além da teoria, a formação prática para os estudantes, e ao mesmo tempo incentivar a criação de pequenas empresa para atuar no processamento da cana.
Desde 2009 que o projeto vem sendo pensando para a região, na área onde também funcionam experimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa). O secretário de Desenvolvimento Agrário de Barbalha, Elismar Vasconcelos, está trabalhando diretamente na fábrica-escola, no intuito de colocar em funcionamento o projeto, como uma das formas de incentivo à cultura canavieira na região.
Há mais de uma década o setor teve uma grande representatividade no desenvolvimento econômico local, principalmente. Na fábrica-escola poderão ser produzidos desde o álcool, cachaça, à rapadura, batida e açúcar mascavo. Será nos moldes de uma mini indústria dos derivados de cana, com todos os produtos que podem ser desenvolvidos por meio do processamento da matéria-prima. As aulas serão ministradas pelos professores do Centec. "Sem dúvida esse é um grande incentivo para o setor canavieiro, nesse momento", ressalta o secretário, lembrando da possibilidade de reativação da usina, desativada há cerca de uma década.
Os investimentos iniciais para dar continuidade ao projeto da fábrica-escola, iniciada há cinco anos, foi do Estado, com R$ 570 mil. A fase de finalização para colocar o projeto em funcionamento, partiu da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Barbalha. Para Elismar, essa é uma contribuição importante no intuito de qualificar o processo de formação dos alunos.
DN

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