sexta-feira, 3 de abril de 2015

Chuvas ainda abaixo da média no CE

As chuvas das últimas 24 horas, apesar de não terem sido tão intensas, encheram diversos açudes de menor porte e ajudaram a amenizar a situação de dificuldade hídrica em algumas localidades do Estado. As precipitações, em março, ficaram 9,3% abaixo da média histórica e no primeiro bimestre da quadra chuvosa (janeiro e fevereiro) houve queda de 14,7%. A situação continua crítica no Estado.
Dos 149 açudes monitorados pela Cogerh, um está sangrando (Tijuquinha, em Baturité) e dois estão com volume acima de 90% (Curral Velho, em Morada Nova; e Gavião, em Pacatuba). Outros 123 reservatórios estão com volume inferior a 30%.
A precipitação, de 197,8 milímetros, que caiu na tarde da última quarta-feira em Paramoti, foi a segunda maior do ano no Estado, e a maior do município desde 1978. A chuva fez com que o açude Porcinato, localizado no Centro da cidade, começasse a sangrar, levando alegria à população local. O reservatório é um dos principais pontos turísticos do Município. Na cidade de Saboeiro, na região dos Inhamuns, a Barragem dos Caldeirões está sangrando e o mesmo ocorre com a Barragem de Jucás, no Rio Jaguaribe, na região Centro-Sul do Estado.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 44 municípios entre as 7 horas de quarta-feira e as 7 horas da manhã de ontem. As dez maiores precipitações ocorreram em: Paramoti (197.8mm); Granja (65mm); Nova Russas (65mm); Cruz (61.6mm); Beberibe (55mm); Moraújo (48mm); Meruoca (45mm); Santa Quitéria (45mm); Acaraú (43mm) e Russas (36mm).
fonte: DN

Nenhum comentário: