sexta-feira, 17 de junho de 2016

Crato avança no fortalecimento do turismo com qualificação para restaurantes e hotéis


Com a finalidade de fortalecer a cadeia do turismo, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae e Senac, encerrou, no final da tarde de ontem, o curso de Boas Práticas de Manipulação e Conservação de Alimentos. Representantes de instituições como a Associação de Bares e Restaurantes – Abrasel Cariri, além das entidades parceiras e Vigilância Sanitária do Município participaram do momento de encerramento das atividades e destacaram a importância de promover a qualificação do segmento. Houve entrega de certificados aos participantes.

Foram 15 integrantes de nove restaurantes de Crato. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, o curso integra um dos eixos de ação do Procratur. Ele destaca as atividades continuadas em prol do desenvolvimento do setor, incluindo os segmentos da gastronomia e hotéis da cidade.

O curso será uma das formas de qualificar os serviços e atender alguns critérios que credenciam os restaurantes a concorrerem ao Selo de Qualidade e Serviços oferecido por meio do Sebrae, no Estado. Este ano, dos 26 estabelecimentos do Cariri, entre hotéis e restaurantes, estarão concorrendo ao selo, incluindo as cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha. O Crato entra com 11 empresas. O resultado das avaliações é divulgado no final do ano, e o evento de entrega do selo aos agraciados deverá acontecer no Crato, pelo grande número de participantes este ano.

Segundo o coordenador do Projeto de Desenvolvimento do Turismo, o analista do Sebrae, Édio Callou, é o maior número de inscritos por região, depois da Capital do Estado. Ele ainda ressalta a qualidade dos serviços, que, nos últimos anos, está surpreendendo os avaliadores. Cerca de 70 por cento, dos quesitos exigidos já estão sendo cumpridos pela maior parte dos restaurantes e hotéis, entre eles água tratada, área limpa e higieniza, segurança, atendimentos às normas da Vigilância Sanitária, profissionais qualificados, dedetização da área, entre outros.

Entre as empresas participantes do curso, os restaurantes Pau Darco, Ponto do Cupim, Encosta da Serra, Guanabara, Restaurante Só Baião, Viledo Bistrô, Hotel Vila Real, Pousada Planalto e Toca do Lampião.

Nenhum comentário: