quarta-feira, 22 de junho de 2016

Urca procura vozes para participação em projeto

Deficientes visuais da região contarão com um novo aparato para o desenvolvimento de leituras. O projeto “Empresta sua voz?”, desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (Nuarc), iniciou produção de audiolivros que serão disponibilizados a toda comunidade. 

A audiodescrição é, inicialmente, voltada para obras literárias sugeridas no processo seletivo da instituição. O projeto surgiu neste ano ao ser identificada a necessidade em promover mudanças na acessibilidade. 

De acordo com Martha Milene, professora de Braille: Sistema de Leitura e Escrita, e membro da Nuarc, a falta de disponibilidade das obras, tanto em Braille como em áudio, levou a equipe a iniciar o projeto, do qual é autora. Qualquer pessoa interessada em ser voluntária pode participar do “Empresta sua voz?” e contribuir para o acervo, que será aberto ao público. 

No momento, o processo de gravação abrange seis livros de prosa e poesia. “Pretendemos, assim, concluir essas primeiras obras literárias. Posteriormente, conversaremos com alunos com defici- ência visual e identificaremos futuras necessidades para outras novas gravações, construindo um rico acervo que ficará disponível no Nuarc”, explica a professora. Segundo Martha, outras pesquisas são desenvolvidas para inclusão social dos alunos com deficiência. “Entre eles, o projeto Acessibilidade no Ensino Superior: construindo e promovendo a inclusão na Universidade Regional do Cariri”. 

Para a docente, debruçar-se sobre o desenvolvimento de projetos que busquem a efetivação de um espaço educacional mais inclusivo, esquadrinhando estratégias e recursos apropriados que promovam a inclusão, tem sido a maior motivação. 

Márcia Santana, estudante de Letras, vê o projeto “Empresta sua voz?” como de suma importância. Como afirmou, desde que iniciou a disciplina de Braille constatou o quanto há carência de brailistas e audiodescritores. Ela espera que ocorra extensão da produção a outras obras, que ficarão, inclusive, disponíveis para download no site da Urca. Os interessados em “emprestarem” sua voz podem entrar em contato através do e- -mail nuarc2016@gmail.com ou da página no Facebook “Nuarc Acessibilidade”.

- Jornal do Cariri

Nenhum comentário: