sábado, 21 de abril de 2012

Agremiações terão que avaliar novo cenário no CE

Os partidos políticos que vão participar das eleições deste ano, em Fortaleza, devem levar em consideração algumas variantes antes de definir as estratégias para a disputa. Afinal, o número de eleitores cresceu, a quantidade de vagas para vereador também e na disputa majoritária não há candidatos à reeleição.

Nas eleições deste ano, Fortaleza contará com um eleitorado superior ao das eleições de 2008 em mais de 100.000 eleitores. No último pleito municipal, a cidade contava com 1.486.511 eleitores aptos a votar. Para as eleições municipais de 2012, mais de 1.600.000 eleitores reunirão condições de votar. Atualmente, a Capital tem 1.593.409 eleitores, mas a fase de inscrição e transferência será encerrada somente no dia nove de maio.

O aumento de duas vagas para vereador também aumenta a possibilidade de candidatos porque cada partido político poderá lançar um número de candidatos que corresponda até 150% da quantidade de vagas a preencher. No caso de coligação, independentemente da quantidade de partidos, o número de candidatos não deve ultrapassar ao dobro das vagas existentes.

Outro fator a ser levado em consideração é o fato de a disputa majoritária não contar com a participação direta de candidato a reeleição porque a prefeita Luizianne Lins (PT) não poderá disputar. Como é pequena a quantidade de legendas com candidato próprio, a maioria das siglas se agrega em coligações majoritárias e proporcionais.

Vereadores

Algumas agremiações de pequena expressão eleitoral chegam a lançar candidato à Prefeitura na Capital apenas na tentativa de poderem fortalecer a legenda e contribuir para a eleição de vereadores, havendo também as siglas que preferem lançar chapa própria para cargos proporcionais a fim de evitar a concorrência interna com os aliados de outros partidos.

DN

Nenhum comentário: