terça-feira, 24 de abril de 2012

Leia hoje no Jornal O Povo


Aumenta demanda por sangue no Cariri


A demanda por bolsas de sangue aumentou com a instalação do Hospital Regional do Cariri. A informação é de Aldilene Sobreira de Moura, coordenadora do setor de captação do Hemoce Crato.

De acordo com Aldilene esse fato é normal, pois o HRC atende casos de urgência, emergência e maior complexidade abrangendo mais de 40 cidades, incluindo o Cariri e municípios de outros estados.

Além do HRC a demanda aumentou por conta dos hospitais de Barbalha que tem atendimento de alta complexidade e as exigências de sangue para as cirurgias resultaram no aumento da demanda.

Esse atendimento da rede hospital do Crajubar atinge mais de 1 milhão de habitantes, e o aumento tem sido progressivo nos últimos anos.

“Mas o Hemoce no Cariri se preparou para esse aumento da demanda, com a realização de campanhas e um planejamento antecipado”, afirmou.

Para se prevenir, informa Aldilene, o Hemoce realiza a há dois anos uma campanha sistemática de coleta de sangue com a efetivação de parcerias com diversos órgãos públicos e empresas privadas.

“Conseguimos fazer parcerias com as secretarias municipais de saúde para que todos se engajem na campanha para coletar sangue”,afirma.

Outra estratégia utilizada foi a de aumentar o número de doadores fidelizados. Os doadores fidelizados são aqueles que doam sangue pelo menos duas vezes por ano, e atualmente correspondem a 25% do sangue em estoque.

“Com as campanhas conseguimos hoje um número positivo de doadores”, afirma lembrando que atualmente Juazeiro do Norte e Crato tem índices altos de doares. Cerca de 4% da população do Crato é doadora fidelizada, já em Juazeiro esse número atende a 3%. Esses números são superiores ao apresentados pelo Ceará, que é de 2,3%.

Com o engajamento das secretarias municipais o Hemoce consegue coletar sangue, e isso fez que com isso houvesse um aumento de 200% de adesão das cidades no sistema do Hemoce.

Para Aldilene isso é positivo e está dentro das metas do Ministério da Saúde que preconiza que a doação seja de uma sangue de qualidade.

Ela defende ainda que o Hemoce no Cariri pode ser apontado como referência no Ceará pela quantidade de doadores e a qualidade do sangue coletado.

Uma das últimas campanhas em instituições feitas pelo Hemoce se deu no Campus do Crajubar da Universidade Regional do Cariri (URCA). Para Aldilene a adesão foi considerável e os objetivos traçados pelo centro foram atingidos.



Nenhum comentário: