segunda-feira, 30 de abril de 2012

Hemoce conquista certificação ISO 9001



O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, a certificação ISSO 9001, versão 2008, para o ciclo do sangue do hemocentro coordenador de Fortaleza. A instituição certificadora reconheceu o nível de excelência dos processos de captação, triagem, coleta, processamento, sorologia, imunohematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição de sangue adotados pelo Hemoce. Foram quatro anos de preparação, desde a contratação de consultoria, adoção de métodos e rotinas com foco na qualidade e capacitação de profissionais, até a auditoria realizada pela certificadora.

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. A ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma organização deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total.

O Hemoce de Fortaleza atende a 56 agências transfusionais da Capital e Região Metropolitana, unidades públicas de saúde que realizam, entre eles o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o IJF, que respondem pelas maiores demandas. Para manter estoques regulares de sangue e hemoderivados, o Hemoce precisa receber 250 doações diárias ou 5.500 doações mensais e trabalha para tornar as doações regulares, com a fidelização de doadores. Para alcançar as 5.500 doações mensais, são necessárias pelo menos 8 mil pessoas interessadas em fazer doações a cada mês, para atender com tranquilidade os agentes transfusionais.

Para captar doadores, o Hemoce mantém uma rotina de sensibilização de potenciais doadores, com a realização de palestras em empresas, universidades, igrejas, entre outras instituições, e desenvolve o programa “Doadores do Futuro”, em escolas públicas e particulares, para esclarecer crianças e adolescentes sobre a doação de sangue. A Caravana da Solidariedade é outra estratégia para garantir as doações necessárias. Uma unidade móvel do Hemoce transporta grupos de pessoas interessadas em fazer doações até a sede do hemocentro para a realização da coleta. A Caravana da Solidariedade pode ser agendada pelo telefone 3101.2300 por grupos de amigos, colegas de trabalho, igrejas, faculdades e outras instituições. O Hemoce também mantém um calendário de coletas externas em espaços públicos, mas que também podem ser agendadas por shoppings, bancos, igrejas, clubes etc. As parcerias têm sido fundamentais para a manutenção dos estoques do Hemoce.

As pessoas interessadas em fazer doações de sangue também podem se dirigir diretamente ao Hemoce. O Serviço de Agendamento de Doadores de Sangue está disponível pelo número 3101.2284, de segunda a sábado, das 8 às 16 horas. A coleta é feita das 7h30min às 16h30min durante a semana e, das 8 às 15 horas, aos sábados. Para doar basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 18 e 65 anos e portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho.

Nenhum comentário: