quarta-feira, 25 de abril de 2012

TCM reune gestores e apresenta recomendações no Cariri


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reuniu de ontem, 24, no Teatro Salviano Arraes Saraiva, em Crato, gestores municipais, vereadores, secretários, profissionais liberais e sociedade em geral para apresentar uma série de orientações aos municípios para este ano de 2012.

O objetivo do TCM foi o de levar aos prefeitos, secretários municipais e presidentes de Câmaras Municipais orientações cerca dos procedimentos administrativos mais corretos a serem tomados no atual ano, que se destaca por ser ano eleitoral e final de mandato.

Para o secretário de Administração de Barbalha, Rommel Alencar, o recado do TCM foi bem concreto. “Esse evento é importante para que os gestores possam se situar, à luz da lei, no que podem ou não fazer”, avalia.

Para Alencar as informações são importantes pois assim os gestores municipais poderão concluir seus mandatos sem maiores problemas.

O vereador Bosco Machado, da cidade de Caririaçu, acompanhou o evento e disse que o seminário cumpriu sua meta. “É bom que os prefeitos tomem conhecimento do que podem ou não fazer, para que quando as contas forem enviadas às câmaras municipais com erros não fiquem colocando a culpa nos contadores”, afirmou.

Para Bosco esse é um comportamento que geralmente acontece, alertou. “Em Caririaçu isso também acontece, por isso acho que o TCM acertou em fazer esse evento e alertar a todos os gestores”, concluiu.

O técnico do TCM, Fernando Justa, em sua palestra na tarde de ontem, falou sobre endividamento. “É preciso que os prefeitos atentem para o que podem ou não fazer, para o s empréstimos que podem fazer pois um dia essa dívida terá que ser paga”, falou para cerca de 50 pessoas público pequeno para o evento.

Outro ponto destacado pelo técnico do TCM foi com relação ao aumento das dívidas de um ano para o outro.

O evento tratou temas como despesas de pessoal, disponibilidade financeira e recomendações para a transmissão do cargo.



Nenhum comentário: