segunda-feira, 30 de abril de 2012

Manchester City supera o United, e torcida comemora ao som de Beatles

O Manchester City superou o rival Manchester United por 1 a 0, no estádio Etihad, pela antepenúltima rodada do Inglês, e assumiu a liderança da competição.

Isto porque as duas equipes possuem os mesmos 83 pontos, mas o City leva vantagem no saldo de gols (primeiro critério de desempate): 61 a 53. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro e capitão Kompany, de cabeça, aos 46min da primeira etapa.

O Manchester City enfrenta o Newcastle, fora de casa, na próxima segunda. Depois, na última rodada, recebe o londrino Queens Park Rangers, dia 13 de maio. Os últimos adversários do Manchester United são o Swansea (em casa) e Sunderland (fora). Se vencer suas duas partidas, dificilmente o City perderá o título. O United teria que tirar uma diferença de oito gols de saldo do adversário.

O City conquistou o campeonato apenas em duas oportunidades (1937 e 1968). Há 44 anos, o clube não levanta o troféu do Nacional. O Manchester United é o maior campeão da história, com 19 taças.

O jogo

Em um primeiro tempo insosso, Kompany foi o destaque da partida. O capitão do City exerceu uma marcação firme sobre o atacante rival Rooney e até recebeu um amarelo por uma falta no atleta.

A dupla de ataque argentina do City, formada por Tevez e Agüero, acordou apenas na segunda metade da etapa inicial. Agüero, assistido "in loco" pelo sogro Diego Armando Maradona, movimentou-se bastante e chegou a incomodar a zaga do United.

Mas o protagonismo estava reservado para Kompany. Já aos 46min, ele aproveitou uma cobrança de escanteio do espanhol David Silva e subiu livre para marcar de cabeça.

Os comandados de Mancini foram para o vestiário como líderes do Nacional, graças ao melhor saldo de gols.

Na segunda etapa, a estratégia dos treinadores ficaram bem claras nas alterações promovidas. Enquanto Ferguson colocou o atacante Welbeck no lugar do meio-campista sul-coreano Park, Mancini sacou Tevez e mandou o volante holandês De Jong a campo. Mas não adiantou. O City ainda teve algumas chances para ampliar, mas desperdiçou por preciosismo.

Os dois treinadores, que chegaram a trocar farpas nas semanas anteriores ao clássico, tiveram uma discussão ríspida após De Jong fazer falta em Welbeck e receber amarelo. A confusão foi apartada rapidamente. No fim da partida, os dois se cumprimentaram com um rápido aperto de mão. Os torcedores do City comemoram a vitória cantando "Hey, Jude", sucesso do Beatles.

DN

Nenhum comentário: