sábado, 28 de abril de 2012

Ceará na rota das telecomunicações

Diego Marques
ENVIADO A SÃO PAULO
economia@opovo.com.br


Datacenter, Cloud Computing (ou computação em nuvem) e soluções de voz e vídeo. A empresa norte-americana Level 3 Communications, que se declara líder mundial no fornecimento de serviços de telecomunicações, e com atuação no País, apresentou os principais investimentos do setor para o Brasil. O Ceará entra na rota de investimentos.

Sobre telefonia fixa, a Level 3 pensa em investimentos no Ceará, focado em clientes corporativos. “Os planos para a região estão em expansão. Pensamos em atuar na parte de telefonia pública. Mas ainda há o que se desenvolver em termos de licenciamento. Esperamos estar em plena atividade em até três anos”, acrescenta Giovanni Franciulli Coutinho, diretor interino de Voz e Serviços de Colaboração da Level 3 Brasil.

O Ceará é um dos estados do Nordeste – Pernambuco e Bahia também receberão instalações da Level 3 – ao qual chega uma rede submarina de fibra óptica da Level 3 permitindo a transmissão de dados para o restante do mundo.

“Hoje a gente tem um anel de fibra óptica que passa pelo centro de Fortaleza e em outros pontos. Por isso, acabamos de abrir um escritório de vendas; ou seja, haverá um olhar diferenciado para o Ceará. E as primeiras vendas já se iniciaram”, acrescentou Orlando Neves Pinto Júnior, diretor de Produtos de Dados e Internet da Level 3 Brasil.

O investimento de tecnologia no País só não é maior devido à falta de infraestrutura de redes. “Uma nova medida de eliminação de alguns custos e impostos na construção de fibra ótica para levar banda larga para o País pode ajudar a acelerar o crescimento na transmissão de informações e dados, mas em infraestrutura de redes estamos um tanto carentes”, frisou Orlando.

O Governo do Estado planeja captar para Fortaleza o novo Centro de Troca de Dados da América Latina da companhia. O empreendimento prevê a passagem de três novos cabos submarinos entre a Flórida e o Ceará, além da construção de datacenter de 10 mil m² na Capital.

* O jornalista viajou a convite da Level 3.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

A Level 3 é uma empresa norte-americana líder mundial no fornecimento de serviços de telecomunicações. Recentemente, adquiriu a Global Crossing, somando mais de 100 mil milhas de redes de fibra pelo mundo.

Saiba mais

A empresa lançou novidades como soluções para reuniões sem a necessidade de deslocamento, por meio de salas de áudio-conferência, webconferência e montagem e operação de salas com vídeo-conferência.

A Level 3 trabalha com serviços de datacenter, Cloud Computing e soluções de voz e vídeo, para clientes empresariais, mercado corporativo e para as principais operadoras do País.

A empresa norte-americana opera um plataforma global exclusiva, ancorada por redes próprias em três continentes e em mais de 45 países, conectados por instalações submarinas.


Nenhum comentário: