quarta-feira, 30 de maio de 2012

Encerrado em Barbalha oficina de mobilização social pela educação

Encerrou-se ao meio-dia de ontem, 29, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira a Oficina de Mobilização Social pela Educação. O Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) é o chamado à sociedade para a mobilização das famílias pela melhoria da qualidade da educação brasileira. O Plano oferece orientações às lideranças sociais para a realização de ações que tenham como objetivo garantir o direito de aprender a todos e a cada um dos brasileiros.

O evento em Barbalha foi aberto na segunda-feira dia 28 pela manhã, com as presenças de várias autoridades ligadas a pasta da educação de vários municípios da região do Cariri, além de diversos segmentos da sociedade barbalhense, clubes de serviços, ONGs, associações comunitárias, entidades religiosas, sindicatos, gestores da educação, institutos e setores responsáveis pelos programas sociais e culturais no município, lideranças comunitárias, grupo de mobilização do Selo UNICEF e Poderes Executivo e Legislativo municipal.

Na segunda-feira 28, depois de formar a mesa com a presença das autoridades, a solenidade foi aberta pela vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia e, contou com a presença do convidado pela secretaria de Educação do dinamizador do (MEC) Ministério da Educação, o professor Paulo Ronaldo dos Santos.

Um dos fundamentos do Plano de Mobilização Social Pela Educação que foi ministrado pelo dinamizador do MEC foi sobre os esforços para garantir o direito à educação que não podem ser apenas das escolas e das famílias. A concretização desse objetivo depende da articulação de uma rede de proteção integral em torno das crianças e dos adolescentes. O sistema educacional é parte indispensável dessa rede. O evento ainda teve como foco do trabalho de incentivo à interação familiar/escola/comunidade e que envolverá toda a comunidade barbalhense.

No encerramento da Oficina de Mobilização Social Pela Educação, na manhã desta terça-feira 29, contou com a presença do prefeito José Leite que falou do comprometimento do seu governo para uma educação de qualidade no município e, que, a descentralização das políticas públicas voltadas para a educação, tem que passar por um plano para mobilizar não somente das famílias, mas toda sociedade e os segmentos representativos para poder alcançar ações que garantam uma educação de qualidade e, participativa em todas as áreas do município.

Nenhum comentário: