sábado, 26 de maio de 2012

Concurso quer estimular a cartografia entre adolescentes

Promover a criatividade de crianças e adolescentes para melhorar seu conhecimento cartográfico e consciência sobre seu próprio ambiente. Esse é o objetivo do concurso regional de mapas feito pela Associação Internacional de Cartografia, que terá uma etapa Regional conduzida pela Universidade Regional do Cariri (Urca) através do Departamento de Geociências e Pró-Reitoria de Extensão.

O concurso existe desde 1993, em homenagem póstuma a ex-vice-presidente da ICA (sigla em inglês), Bárbara Petchenik, e trata-se de uma competição internacional para promover a visão criativa de crianças com relação à cartografia.

O Pró-reitor de Extensão da Urca, Fábio Rodrigues, afirma que o concurso deve envolver principalmente as escolas. “Podem participar escolas públicas e privadas que terão seus trabalhos escolhidos por uma comissão e depois serão premiados os melhores trabalhos”, afirma.

As crianças e adolescentes devem se inscrever na escola e submeter um desenho do mapa-múndi com materiais como tinta, lápis de cera, lápis de cor, aquarelas e outros materiais. Só serão aceitos materiais no tamanho A3 ou A4.

Podem participar do concurso crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos que estejam matriculados em uma escola pública ou particular. O concurso é divido em três faixas: menores de 9 anos, entre 9 e 12 anos e entre 13 e 15 anos.

No site da ICA na internet (em inglês e francês) você pode encontrar um acervo com mais de 500 mapas dos concursos anteriores. wttp://collections.ic.gc.ca/children/search.htm

Nenhum comentário: