segunda-feira, 21 de maio de 2012

Juazeiro vivenciou o Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Transcorreu na última quinta-feira, 17, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A data foi vivenciada em Juazeiro do Norte através do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade São Lucas. Com atividades iniciadas efetivamente em janeiro deste ano o Banco de Leite Humano do São Lucas conta hoje com 66 doadoras cadastradas.

No Banco de Leite Humano juazeirense foram realizados 30 ciclos de pasteurização e 17 litros de leite pasteurizado já foram distribuídos para mais de 30 recém-nascidos que foram ou estão hospitalizados na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – Neonatal por terem nascido prematuramente e que por algum motivo não puderam ou não podem ser alimentadas com o leite da mãe biológica. Essa quantidade é insuficiente para demanda.

Na programação de quinta-feira foi realizada uma palestra sobre a importância do aleitamento materno com médica pediatra e neonatologista, Adriana Ferreira de Carvalho. Um café da manhã foi servido para as doadoras que compareceram ao auditório da instituição hospitalar. Um vídeo sobre a importância do Banco de Leite Humano foi apresentado e realizado sorteio de presentes.

As técnicas do Banco de Leite Humano reforçam que ainda é um tanto quanto cedo para uma avaliação do uso do leite pasteurizado pelos recém-nascidos. O número de doadoras cadastradas ainda é insuficiente para atender a demanda com as crianças nos leitos de terapia intensiva e de médio risco.

Qualquer mãe com excesso de leite, além de alimentar o próprio bebê, pode ajudar outras mães a alimentar os seus, doando um pouco no Banco de Leite Humano do Hospital São Lucas. É necessário que a doadora, elementarmente, esteja amamentando e gozando de boa saúde. Os exames realizados comprovam essa condição de saúde adequada bem como se há o leite em excesso para doação.

A equipe do Banco de Leite Humano é formada por duas enfermeiras, uma farmacêutica bioquímica, dois biomédicos, duas técnica de enfermagem, duas recepcionistas e um auxiliar de serviços gerais.



Mais informações: (88)3587-3352/3511-4742 e blh.juazeirodonorte@hotmail.com



Nenhum comentário: