segunda-feira, 28 de maio de 2012

63 Municípios contam apenas com uma empresa de telefonia móvel

O que Ararendá, Parambu, Arneiroz, Umari, São João do Jaguaribe, Itatira, Pereiro e Tarrafas têm em comum? Os moradores destas cidades cearenses, que quiserem usufruir dos benefícios da tecnologia do celular, têm apenas uma opção de operadora para "escolher". Apesar de o serviço já existir em cada um dos 184 municípios, no Estado; em 63 deles, o aparelho (ainda) só pode ser vinculado a uma única empresa de telefonia.

É o mesmo que dizer que em um de cada três municípios do Ceará não há concorrência no segmento. O consumidor insatisfeito com a empresa responsável pelo serviço não tem sequer o direito de trocar de companhia porque as opções inexistem para esses cearenses.

Outros 66 municípios contam com apenas duas empresas de telefonia. Ao todo, 70% dos municípios do Ceará têm um ou até duas operadoras como opção. No outro extremo, 48 cidades contam com a presença das quatro principais companhias atuantes no Estado: TIM, OI, Claro e Vivo. Não por coincidência são as localidades com o maior número de habitantes. É o caso da Capital cearense; municípios da Região Metropolitana de Fortaleza; cidades que detêm o código (85), como Guaramiranga e Canindé, por exemplo; e os maiores centros urbanos no Interior, como Sobral, Juazeiro do Norte, e Iguatu. Juntas, elas correspondem a 26% do total de municípios do Estado.

Os dados são relativos ao mês de abril deste ano e estão disponíveis no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), desde a semana passada.

Nenhum comentário: