terça-feira, 29 de maio de 2012

Vacinação em Juazeiro do Norte

A SESAU – Secretaria de Saúde – de Juazeiro do Norte dá continuidade a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Iniciada em cinco deste mês e prevista para ser encerrada dia 25, sexta-feira passada, a campanha acabou sendo prorrogada pelo Ministério da Saúde até a sexta-feira, dia 1º de junho, porque não atingiu a meta de imunizar 80% do público alvo.

A Secretária de Saúde do Município, Dra. Luciana Matos, informa que a procura tem saído aquém do esperado. A secretária lembra que “a vacina contra a gripe é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Brasil e hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1) e pode ser encontrada nos postos de saúde da sede e zona rural”.

Em Juazeiro, o programa Municipal de Imunização do Departamento de Vigilância a Saúde aponta que da meta de 38.811 pessoas, foram vacinadas apenas 16.300, números do dia 23, quarta-feira da semana passada, o que corresponde apenas a 42,00%. As crianças (faixa etária entre seis meses e menores de dois anos) foram vacinadas em 50,80% que correspondem a 3.360 das 6.614 previstas. Já nas gestantes, foram vacinadas 44,03%, ou seja, 1.456 das 3.307 previstas. Existe uma preocupação também com referência a vacinação das pessoas com 60 anos ou mais já que apenas 37,60% tomaram a vacina o que corresponde a 9.924 dos 26.392 idosos que devem ser imunizados.

Iara Sales, coordenadora do Programa de Imunização ressalta que os idosos assistidos nos abrigos já foram vacinados. Dentro de uma estratégia montada pela SESAU ao longo desta semana os idosos assistidos pelos educadores físicos do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família – serão imunizados. O Departamento de Atenção Básica tem apoiado a busca ativa aos idosos que estão acamados em suas casas ou que por alguma outra razão não podem se deslocar ao centro de saúde. Dos 2.498 profissionais de saúde já foram imunizados 1.797, 71,94% da meta.

Em Juazeiro as pessoas nestas faixas etárias podem procurar os 49 centros e postos de saúde onde funcionam as 64 equipes de ESF – Estratégia Saúde da Família – e ainda o Hospital Maria Amélia Bezerra de Menezes, SAME – Serviço de Atendimento Médico Especializado – e Centro de Dermatologia.

Nenhum comentário: