quarta-feira, 30 de maio de 2012

Casas populares em Juazeiro do Norte

Até a segunda quinzena do próximo mês de junho, serão entregues 1.289 unidades habitacionais construídas em Juazeiro do Norte, por meio de uma parceria entre o Governo Federal e Prefeitura do Município, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Ao todo, foram investidos R$ 56 milhões na construção de quatro condomínios que estão localizados no Bairro Aeroporto. Mas, inicialmente, apenas 576 famílias irão ocupar as residências. A partir de hoje, elas farão visitas às casas, onde deverão conferir desde a construção, o piso, a pintura, as portas até os serviços de distribuição de água e energia das residências. Toda análise será acompanhada por uma assistente social e um técnico da Construtora Raimundo Coelho, responsável pela obra.


Apesar de já estarem prontos, os outros dois condomínios, Tenente Coelho II e III, ainda passam por ajustes técnicos. O restante das moradias só será entregue após o dia 15 de junho. A previsão é que as primeiras chaves sejam repassadas aos proprietários até o dia 7 de junho.

Logo depois, os beneficiados devem assinar um termo de recebimento das moradias e em seguida, serão encaminhadas a um cartório, onde será feita a emissão das escrituras de posse das casas. Só após esses procedimentos burocráticos, os beneficiados farão junto a Caixa Econômica Federal a assinatura do contrato do investimento que estão realizando. Entretanto, ainda não há previsão de data para isso. A seleção que definiu os beneficiados aconteceu desde quando o cadastro das famílias foi realizado, ainda em 2009, quando mais de 10 mil pessoas se inscreveram.

Ao longo do tempo, a Prefeitura foi filtrando os interessados que mais se adequavam ao perfil do programa.

O Minha Casa, Minha Vida, em Juazeiro, é o maior programa habitacional do interior do Estado do Ceará. 80% das famílias que vão morar nas novas unidades, antes residiam em áreas embaixo das linhas de alta tensão, ou em zonas de risco e sem nenhuma infraestrutura e segurança.

Todas as famílias que irão morar nos quatro condomínios estão inseridas no perfil de baixa renda, ou seja, de zero a três salários mínimos, beneficiadas do Programa Bolsa Família, prestadores de serviços informais, mulheres chefes de família ou pessoas sem moradias. Além das 1.289 famílias que serão beneficiadas, a Prefeitura, para atender aos critérios da Caixa Econômica Federal, agente financiador do programa, selecionou mais 60% dos possíveis beneficiados para que sejam recondicionadas ao condomínio.

Para Edmar Tavares, secretário de Habitação de Juazeiro, o programa tem valor social imensurável. "A gente vai trazer as pessoas para ter o prazer de morar bem e de uma forma digna. Já estamos com uma equipe preparada para acolher os beneficiados. Vamos disponibilizar dois caminhões para fazer as mudanças daqueles que não tem condições de pagar um frete".

Devido ao grande fluxo de pessoas que chegam e se instalam em Juazeiro do Norte, após os períodos de romarias, o déficit habitacional da cidade é inconstante. Há quatro anos, a demanda por moradias chegava a 12 mil. Atualmente, o déficit habitacional é de 15 mil moradias. Apesar de existirem diversas construções em andamento, a procura por residências é bem maior do que construção das casas.

Para tentar suprir as necessidade por casas, a Prefeitura vai investir na construção de outras unidades habitacionais. A Caixa Econômica já sinalizou positivamente para o início das obras da nova etapa do programa federal, com 713 casas que serão erguidas no Bairro Betolândia. A previsão é que os serviços iniciem no próximo mês de junho. Outras duas mil unidades serão construídas nos bairros Jardim Gonzaga e São José. Ainda existem planos para beneficiar 750 servidores públicos municipais com moradias. Mas, os terrenos ainda estão sendo analisados.

De acordo com o construtor Felipe Coelho, os condomínios têm completa infraestrutura, como pontos telefônicos e de internet, esgotamento sanitário com estação própria de tratamento das águas servidas, com a meta de inserir as unidades dentro da malha urbana que já dispõe de serviços para atender a demanda dos novos moradores.

Beneficiados

6 mil pessoas serão contempladas com as novas moradias do programa federal Minha Casa, Minha Vida em Juazeiro do Norte, com participação da Prefeitura

Mais informações:

Secretaria de Habitação

Rua José Barbosa dos Santos, 29
Bairro de Fátima, próximo à Estação do Metrô do Cariri
Telefone: (88) 3511.7871

DN

Nenhum comentário: