quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ministério da Saúde suspende repasse financeiro para Fortaleza e mais 19 municípios do Ceará

O Ministério da Saúde suspendeu para o município de Fortaleza no mês de abril a transferência de incentivos financeiros referentes a equipes da Saúde da Família, Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde.

Foram encontradas em Fortaleza, duas irregularidades nas equipes de Saúde da Família, três nas equipes da Saúde Bucal e sete nas equipes de Agentes Comunitários de Saúde.

Além de Fortaleza, 19 municípios do Ceará deixaram de receber o recurso no último mês, entre eles Maracanaú, Tianguá e Horizonte. A informação foi divulgada em portaria expedida no Diário Oficial da União da última segunda-feira (28).

Conforme divulgado no Diário Oficial da União, a suspensão dos incentivos financeiros foi motivada pela duplicidade de cadastro de profissionais da ESF, apontada no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

A assessoria de comunicação da Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) informou desconhecer o assunto e que o fato será analisado.

De acordo com a MS, a suspensão não representa a interrupção da ESF e do Programa Brasil Sorridente nos municípios listados. Conforme a assessoria do Ministério da Saúde, o repasse é normalizado quando as inadequações os municípios solucionam as inadequações, e após a correção a prefeitura recebe um retroativo do mês que deixou de receber.

Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos para o custeio de 305 Equipes de Saúde da Família, 291 Equipes de Saúde Bucal e 2056 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em 340 municípios.



Nenhum comentário: