sexta-feira, 14 de novembro de 2008

BEZERRA DE MENEZES E PADRE CÍCERO



Hoje estréia no Cinema do Cariri Shopping o filme “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito", que está passado em 65 salas de cinema do Brasil, contando a história de um médico cearense humanista.
“Bezerra de Menezes tem sido um fenômeno nas bilheterias e movimentado o serviço de atendimento ao cliente dos exibidores como nunca! Projetamos vida longa ao filme, ao contrário de outros filmes nacionais ou estrangeiros”, destaca a diretora geral da Fox Filmes do Brasil, Patrícia Kamitsuji.

Pois bem, Bezerra de Menezes tem uma ligação com o Cariri. Luciano Klein, pesquisador e biógrafo de Bezerra de Menezes, falou de uma ligação entre o Bezerra de Menezes e o Pe. Cícero.

Segundo Klein, os dois trocaram algumas cartas nos anos de 1880 e, nesses documentos, Bezerra de Menezes sugeria ao padre a criação de escolas profissionalizantes na cidade de Juazeiro do Norte. Nessa época, Bezerra era sócio do Liceu de Artes e Ofício e, então, bastante preocupado com o aspecto “formação”. Quem também trata sobre esse assunto é o historiador Eduardo de Castro Bezerra. Sobre o teor das cartas, quem aborda com presteza é o historiador e ex-governador do estado do Ceará, Plácido Castelo, em uma publicação sua que contempla a História da Educação do Ceará.

O filme vem fazendo o maior sucesso. Uma produção genuinamente cearense, com um elenco de primeira. Carlos Vereza, um dos maiores atores do Brasil personifica o médico Bezerra de Menezes. Vale a pena conferir essa produção, que está enchendo os cearenses de orgulho.

Horários de exibição do filme no Cariri Shopping: 15h15min, 16h55min, 18h35min e 20h15min.

Nenhum comentário: