terça-feira, 23 de dezembro de 2008

2010: ANO DE INAUGURAÇÕES

O governo federal planeja inaugurar em 2010, ano da sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um total de 107 obras em todo o País. Pelo levantamento, há atualmente 348 obras em andamento e, destas, 30,7% estão com conclusão prevista para 2010, ou seja, 107 obras devem ser finalizadas em no máximo dois anos. O Ceará está entre os Estados contemplados com obras, dentre elas alguns trechos do Metrofor, a reestruturação do Complexo Turístico do Cedro em Quixadá, além de obras de dragagem nos portos de Fortaleza e do Pecém.

A lista de projetos foi publicada em anexo ao projeto de lei orçamentária de 2009, que aguarda sanção presidencial. Os projetos estão sob a responsabilidade direta de ministérios e órgãos a eles subordinados, com valor estimado superior a R$ 20 milhões. Também entram na lista as obras executadas por estatais, com orçamento acima de R$ 100 milhões.

Quase metade das obras está sob a responsabilidade do Ministério dos Transportes. Ao todo, o órgão tem 112 obras na lista dos projetos de grande vulto. Desses, 45,5% têm previsão de entrega para 2010. O Ministério diz, em nota, que ‘‘o cronograma das obras leva em consideração o detalhamento estabelecido nos projetos executivos para sua execução e pode ser influenciado por outros fatores, como sazonalidades climáticas’’.

Caso não haja alterações no cronograma por restrições orçamentárias ou judiciais, o país assistirá, em média, a uma inauguração a cada três dias e meio no ano das eleiçoes presidenciais. Para 2009, estão previstas 64 inaugurações de projetos de grande vulto — 40% menos que em 2010.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: