terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CARIRI: FIM DE SEMANA REGISTRA CHUVAS

Juazeiro do Norte. As chuvas deste fim de semana nesta cidade foram as maiores dos últimos dias, mas não foram registrados graves prejuízos. A maior precipitação foi observada do sábado para o domingo, com 73 milímetros. Algumas árvores, na Rua São Francisco, Bairro Franciscanos, e na Avenida Castelo Branco, chegaram a cair. Em outros locais, bueiros acabaram alagando as áreas mais críticas, a exemplo do localizado nas proximidades da fábrica Singer do Brasil. Ontem, o dia foi de neblina, continuado pela madrugada, em que foi registrado apenas 8 milímetros de chuvas.

As primeiras precipitações registradas, segundo o coordenador regional da Ematerce, Adonias Sobreira, não se configuram como inverno. São chuvas da pré-estação. Ele ressalta que desde que foram distribuídas as sementes selecionadas para o plantio, na última sexta-feira, os técnicos rurais orientam os agricultores para plantarem apenas após o primeiro prognóstico da Funceme.

No Crato, algumas ruas registraram pequenos alagamentos. Uma das preocupações no município tem sido as cheias do Canal do Rio Granjeiro, onde em alguns trechos, como nas proximidades do Centro da cidade, há um acúmulo de lixo dentro canal, dificultando a passagem da água. A segunda maior chuva na região, depois de Juazeiro do Norte, de 52mm, foi registrada no município de Missão Velha. No Crato choveu 36 milímetros no domingo e mais 11 na madrugada de hoje quando muitos agricultores tomaram o caminho da roça apesar de desaconselhados pelos técnicos da Ematerce, julgando que as chuvas ainda não caracterizam o inverno.

O secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte, Francisco da Silva Lima, afirmou que mesmo com a chuva registrada no fim de semana não foram observados maiores prejuízos no município, com exceção das árvores que tombaram. Ele visitou ruas de vários bairros da cidade e nos lugares onde foi registrado grande acúmulo de lixo, foi providenciada ontem a limpeza dos locais identificados. Não houve registros de chamados para socorrer famílias por conta das chuvas, mas o Corpo de Bombeiros vem recomendando cuidados em relação a vistoria dos prédios.

Sobreira ainda ressalta que o inverno propriamente dito, tradicionalmente caracterizado na região, acontece após segunda quinzena de janeiro. Estão sendo distribuídas sementes em 28 municípios da região desde sexta, com o lançamento do Programa de Distribuição de Sementes e Mudas, inicialmente, no Cariri, pelo secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: