quarta-feira, 4 de abril de 2012

CEREST lança projeto qualidade de vida no trabalho



Com objetivo de desenvolver uma cultura organizacional para o bem estar coletivo ancorado na prevenção de riscos para a saúde, segurança e conforto no desenvolvimento das atividades dos servidores das CRES’s – Coordenadorias Regionais de Saúde – o CEREST – Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – lançou na última sexta-feira, dia 30 o Projeto “Qualidade de Vida no Trabalho”.

A primeira coordenadoria beneficiada foi a 20ª de Crato. A idealizadora e coordenadora do projeto é a psicóloga Fernanda Cândido. Ela explica que o Projeto Qualidade de Vida no Trabalho é organizado por equipe técnica do CEREST e que durante um ano será executado nas cinco regionais de saúde da jurisdição do equipamento.

“Todos os funcionários das CRES’s serão atendidos com este projeto do CEREST. Através dele estimulamos a valorização da função pública como vetor de cidadania, promovendo condições organizacionais para a promoção do bem estar e melhoraremos a comunicação interna”, explicou Fernanda Cândido sobre a execução do projeto. A psicóloga do CEREST complementou dizendo que em cada Regional de Saúde será criada uma comissão de qualidade de vida permanente e será monitorada ainda a incidência de doenças dos servidores.

A assistente social do Centro, Angelina Aragão, esteve também no lançamento do projeto e complementa dizendo que o equipamento “está ampliando ações de promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e que dentro de um processo de humanização, além de Crato serão beneficiados ainda os técnicos das regionais de Juazeiro, Brejo Santo, Icó e Iguatu”.

O Prefeito Dr. Santana em recente entrevista de rádio reconheceu o trabalho do CEREST. “O CEREST tem realizado um trabalho digno de nosso reconhecimento porque tem puxado um debate para a política pública de saúde do trabalhador que é também uma prioridade do nosso Governo a exemplo do que ocorre no Estado e no Governo Federal que tem uma administração efetivamente voltada para classe trabalhadora a partir do primeiro Governo do ex-presidente Lula e tem continuidade com a Presidenta Dilma”, afirmou.

E mais:


O CEREST com sede em Juazeiro do Norte pode ser definido como um equipamento e órgão de assistência, estudo e pesquisa na área de saúde do trabalho, com atuação em 45 municípios do Cariri Cearense, Centro-Sul e Vale do Salgado. A população desta área está estimada em mais de 1,3 milhões de habitantes.


O CEREST oferta ainda suporte técnico aos profissionais do SUS - Sistema Único de Saúde - formando e capacitando multiplicadores que desempenham as ações relacionadas à saúde do trabalhador, visando aperfeiçoar a assistência. Todos os trabalhadores formais, público ou privado, informais ou autônomos podem ser beneficiados.

Nenhum comentário: