quarta-feira, 9 de maio de 2012

Curso de Direito da URCA recebe ‘Selo OAB Recomenda’, em solenidade no Campus São Miguel



Uma solenidade realizada no Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA) marcou a entrega do Selo OAB Recomenda 2011. Alunos, professores, funcionários, pró-reitores e o Vice-Reitor da Instituição, Professor Patrício Melo, prestigiaram a solenidade, além de representantes da OAB. O curso foi classificado como um dos mais importantes do Estado Ceará, o segundo melhor, e 63º melhor do Brasil, entre os 89 recomendados pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, das mais de 1.200 instituições formadoras do Direito em todo o País. A entrega aconteceu na sexta-feira, dia 04 de maio.

Os representantes do Departamento de Direito realizaram a apresentação do histórico do curso, desde a sua criação nos anos 70, como instituição particular, que mais tarde passou a ser integrado a Universidade Estadual do Ceará e depois à URCA. O presidente da OAB – Subsecção de Juazeiro do Norte, Cláuver Barreto, esteve representando a entidade durante a solenidade, mas coube ao presidente da OAB – Subsecção Crato, Fabrício Siebra Callou, realizar a entrega do Selo OAB Recomenda para o curso. Ele destacou a importância do Direito no processo das garantias democráticas e a defesa da Constituição.

De acordo com Fabrício Siebra, representante do presidente da OAB – CE, Valdetario Andrade Monteiro, o Selo foi criado pelo Conselho Federal da OAB, em 2001, com a finalidade de aprimorar os cursos jurídicos no Brasil, e, por meio de critérios objetivos, propõe-se a destacar os cursos que revelam os melhores índices de aproveitamento. O advogado destacou a qualidade do Curso de Direito da URCA e parabenizou a Universidade pelos resultados obtidos. Durante a entrega do selo disse que a “OAB recomenda a todos os Curso de Direito da URCA”. O reconhecimento tem o aval do Conselho Federal da OAB, com o brasão da República.

O Vice-Reitor da URCA, como ex-aluno do Curso e atualmente professor, dividiu o momento de emoção com os colegas e alunos, os pró-reitores e servidores. Patrício Melo destacou as dificuldades enfrentadas pelo curso, mas ao mesmo ressaltou a importância do diálogo no processo de construção e aprimoramento. Ele ressaltou as importantes posições do Curso de Direito perante as avaliações, a classificação no Enade e o papel social da URCA nesse processo de ensino-aprendizagem, na pesquisa e na extensão universitárias. Melhorias para o curso, com a renovação da rede elétrica e da biblioteca foram anunciadas no encerramento da solenidade.

O curso de Direito completa quatro décadas de funcionamento e, segundo a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, tem se destacado no cenário jurídico do estado. O curso é um dos três recomendados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Ceará, e conta com um quadro docente qualificados em nível de mestrado e doutorado. Outro aspecto de destaque é que hoje, em média, 60% dos alunos que saem do curso conseguem aprovação no exame da OAB, enquanto a média nacional está em torno de 20%.

Nenhum comentário: