terça-feira, 1 de maio de 2012

Hospital São Vicente de Paulo completa 42 anos hoje


Nesta terça-feira (1), o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, de Barbalha, estará completando 42 anos de fecunda existência, sob o zelo das irmãs missionárias beneditinas.

Fundado pelo médico Antônio Lyrio Callou, em 1943, foi concluído pelo padre Eusébio de Oliveira Lima, em 1970, com dinheiro da Misereor, entidade católica da Alemanha para ajudar países subdesenvolvidos, sobretudo no setor de saúde.

Padre Eusébio de Oliveira Lima hoje Monsenhor Eusébio, da Ordem do Divino Salvador, que deixou Barbalha em 2011, era então pároco de Barbalha. Hoje, o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo possui uma área construída de 14.248 metros quadrados, 228 leitos, 157 médicos, 567 funcionários.

O hospital é referenciado para atendimento a cerca de 50 municípios de Microrregiões de Saúde e recebendo clientes de mais de 60 cidades por demanda espontânea. O hospital também é o único que possui oncologia em toda metade sul do Ceará, a ponto de haver atraído para Barbalha a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Hospital teve por muitos anos à sua frente a Irmã Edeltraut Lerch e desde 2005 está sob o comando da irmã Rosamaria de Lira.

Exposição de origami no SESC

Até o próximo 25 de maio o SESC Juazeiro recebe, na Galeria de Artes, a exposição “Contraste” dos artistas Carlos Oliveira e Cezar Oliveira. O trabalho reúne origamis – a arte milenar de dobrar papéis e transformá-los em figuras.

Com a proposta de divulgar a arte oriental e torná-la acessível, a exposição permiti que as peças sejam tocadas pelas pessoas com deficiência visual, através da inscrição em Braille.

Os origamistas produzem e reproduzem arquiteturas de papel proporcionando movimentos leves que remetem à infância, estimulam a memória, a criatividade e a coordenação motora. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h.

SERVIÇO

Exposição “Contraste”
Abertura
Local: Galeria de Artes do SESC Juazeiro (Rua da Matriz, 227)
Data: 28/4
Horário: 18h
Visitação
Local: Galeria de Artes do SESC Juazeiro (Rua da Matriz, 227)
Data: 28/4 a 25/5
Horário: 13h às 21h
:::Gratuito:::

Nenhum comentário: