terça-feira, 1 de maio de 2012

Portuários do Pecém comemoram Dia do Trabalhador com homenagem aos mártires de acidentes no trabalho


Os cerca de dois mil portuários do Pecém, de sete categorias distintas, não esqueceram o horror de ver quatro companheiros tragicamente mortos no ano passado, num intervalo de seis meses, por acidente de trabalho. As comemorações do Dia do Trabalhador, antecipadas para segunda-feira, 30/4, começam com uma Missa Campal na entrada do porto, às 7h30min, em ação de graça pelos quatro mártires e por proteção aos demais trabalhadores.

“É a primeira vez em 10 anos que se comemora o Dia do Trabalhador no Porto do Pecém, por isso estamos preparando algo para ficar na história”, diz Hernesto Luz, coordenador do FUTCIPP (Fórum Unificado dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Complexo Industrial e Portuário do Pecém). Segundo ele, a união dos sete sindicatos, representativos dos trabalhadores, tornou possível uma programação que começa após a missa e que inclui um café da manhã, atrações artísticas e sorteios de dezenas de eletrodomésticos, além de um ato por melhores condições de trabalho.

Deverão marcar presença: representantes do Laboratório de Estudos e Trabalho da UNIFOR, da Procuradoria Regional do Trabalho, do Cerest e a médica Raquel Rigoto.

Apoiado pela CUT e CTB (Central dos trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e imbuído pelo desejo de humanizar o ambiente de trabalho, acabar a precarização e valorizar o empregado, o FUTCIPP tem como principais bandeiras de luta:

o A segurança dos trabalhadores;
o O fim do assédio moral;
o A redução das jornadas extenuantes;
o Concurso público na Cearaportos

--

Nenhum comentário: