quarta-feira, 16 de abril de 2014

Noticias políticas, por Donizete Arruda

Raimundão desce do muro

Surpreendeu ao Palácio Abolição a firmeza demonstrada pelo prefeito Raimundo Macedo em seu discurso, no sábado passado, durante o 11º Encontro Regional do PMDB, em Russas. Ele destacou sua amizade de muitos anos com o senador Eunício Oliveira e ressaltou não ter mais nenhuma dúvida sobre o candidato que irá apoiar nas eleições deste ano para governador. A conquista do apoio de Raimundão por Eunício foi comemorado. O prefeito de Juazeiro anunciou que não se dobrará às pressões e se manterá fiel a seu partido na corrida eleitoral.

Ronaldo segue mesmos passos

Outra adesão anunciada publicamente foi a do prefeito do Crato, Ronaldo Matos. Apesar de filiado ao PMDB, ele vinha mantendo diálogos com o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque. Em Russas, Ronaldo foi claro: afirmou que o chamamento do nome do senador Eunício Oliveira como o candidato a governador, vem das ruas, do povo que se identifica com sua história e a vontade de se fazer ainda mais pelo Ceará. Esclareceu que não há espaço para mudança de rumo em sua decisão de subir ao lado de Eunício em seu palanque nas eleições ao Abolição.

Pressão não deu nenhum resultado

O Palácio do Abolição tentou convencer o prefeito de Milagres, Hellosman Sampaio, a trocar de candidato a deputado federal. Queriam que ele abandonasse a reeleição de Genecias Noronha e se integrasse ao projeto de eleger o petista Camilo Santana. Hellosman disse aos articuladores políticos do Governo Cid que essa possibilidade não existia e manteria sua lealdade a Genecias. Também avisou que não tem como não votar em Eunício para governador, já que é filiado ao PMDB. Outro prefeito que rompeu com o Abolição foi João Marcos, de Caririaçu, declarando voto no senador Eunício Oliveira. A situação do senador no Cariri entre os prefeitos do PMDB é de lealdade à sua candidatura.

Câmara do Crato não anula sessão

Com 12 votos a favor e seis contra, os vereadores do Crato votaram pelo arquivamento do Projeto de Indicação apresentado pela Mesa Diretora, anulando a sessão que desaprovou as contas de gestão do ex-prefeito Samuel Araripe referentes ao ano de 2009. A grande surpresa da votação ficou por conta do voto do vereador Amadeu de Freitas. Contrariando as expectativas, ele votou a favor do arquivamento, mesmo sob forte pressão. E o pesadelo de Samuel continua: a Câmara já foi notificada de que as contas de gestão do ex-prefeito, agora, referentes ao ano de 2010, já estão à disposição para envio ao Legislativo e, em seguida, ao plenário para votação.

Samuel tenta jeitinho para escapar

A chegada de mais uma conta para ser apreciada pela Câmara do Crato era tudo que Samuel Araripe não desejava nesse momento. Envolvido na articulação para conseguir uma liminar no Tribunal de Justiça(TJ) do Ceará e ser candidato a deputado estadual, tem que dividir sua atenção com essa nova votação. Antes da Câmara proferir sua derrota, escalou alguns interlocutores para falar com os vereadores. Autorizou os emissários a garantir que, se tivesse suas contas aprovadas, deixaria a política. Quer manter ser somente cartorário. Os vereadores não acreditaram mais na promessa e o projeto foi arquivado. Samuel continua com a improbidade administrativa.

Mobilização por verba de aeroporto

O deputado André Figueiredo esteve em audiência com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. No encontro, cobrou urgência na liberação de verba para a ampliação do Aeroporto Regional do Cariri Orlando Bezerra. Para André, o aeroporto tem uma importância estratégica, pois, além do Ceará, atende parte de Pernambuco, Piauí e Paraíba e necessita, com urgência, de melhorias para atender a demanda. Moreira Franco garantiu que o Aeroporto de Juazeiro está dentro das prioridades do Ministério e explicou que o atraso na obras decorre das dificuldades nas desapropriações das áreas do entorno. Contudo, esclareceu que, ainda essa semana, estará dando andamento à ampliação, pois recebeu uma dura cobrança da própria presidente Dilma pelo fim desse imbróglio.

Gesto de inteligência do presidente

Após ver ruir, por não ter amparo legal, sua vontade de afastar os vereadores Normando Sóracles e Alberto do PT de suas funções na Câmara de Juazeiro, o presidente Capitão Vieira teve uma atitude humilde e de bom senso. Procurou-os e perguntou se estavam felizes, já que os dois parlamentares iriam permanecer no Legislativo. Os vereadores interpretaram como um comportamento cortez do presidente Capitão Vieira, descartando ser o ato, qualquer ironia.

Disse me disse

Deputado Manoel Salviano, que é candidato a reeleição, está montando um grupo político para discutir o município de Juazeiro e melhorias a serem apresentadas.

Pretende que, deste grupo, saia um nome para concorrer a prefeito. Mesmo que venha a ser reeleito, não descarta a hipótese de vir a ser esse nome a concorrer contra Raimundão em 2016.

A desistência do ex-prefeito Isaac Júnior de concorrer à uma vaga na Assembleia fortalece a candidatura de Manoel Santana.

O próprio governador Cid Gomes, ao encontrá-lo em evento recente, pediu que agendasse uma audiência porque quer ajudá-lo

Samuel Araripe está alinhado com o Abolição. Desistiu da Assembleia e transferiu os seus colégios eleitorais para o vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Julio César Costa Lima Filho.

Candidato natural à sucessão do prefeito Zé Leite, o secretario Fernando Santana conta com o apoio do deputado Camilo Santana e de toda a base do PT. Contudo, não tem o voto de Zé Leite.

Camilo e Fernando querem a indicação do vereador Daniel de Sá Barreto à presidência da Câmara de Barbalha . Zé Leite se rebelou a vai apresentar o nome do vereador Epitácio Cruz.

Desculpe a ignorância, os prefeitos do Cariri vão ter que se definir já entre o candidato do Abolição e o senador Eunício Oliveira?

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: