sexta-feira, 14 de novembro de 2008

DEPOIMENTO: LUTA DOS PROFESSORES POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE



A questão da educação no Brasil é uma questão de luta histórica, o que deveria ser na verdade uma prioridade das políticas públicas. Mas infelizmente chegamos ao século XXI e ainda temos que parar as aulas, e para as praças públicas chamar atenção da população e mobilizar os alunos para conseguir algumas melhorias para o ensino no país.

Atualmente a crise mundial gerada pelo setor financeiro conseguiu mobilizar os Estados do mundo inteiro para evitar um colapso econômico, foi preciso enxertar nos bancos bilhões e bilhões para que a crise fosse amenizada.

A questão é: Por que existe dinheiro para determinados setores da economia, mas para a educação os recursos são sempre escassos? Isso mostra o descaso dos políticos com a educação pública. Veja o exemplo do governador do Estado do Ceará, que entrou com uma ADIN na justiça para impedir a implantação do Piso salarial dos professores. Piso esse, que já foi sancionado por Lei Federal. Portanto “o piso é lei, faça valer” Governador. Essa é nossa luta. Uma educação de qualidade perpassa pela garantia dos direitos dos professores.


Joana Jakeline Alctântara Sampaio
Professora do Colégio Estadual Wilson Gonçalves

Nenhum comentário: