sábado, 1 de novembro de 2008

REUNIÃO DE COLEGIADOS DE TERRITÓRIOS RURAIS

Começou ontem segunda-feira dia 3 e terminará nesta quarta-feira, 5, no município de Beberibe, o primeiro encontro nacional dos colegiados territoriais rurais com a participação de delegações de diversas partes do País. Estarão representando o Cariri no evento, Francisco Jackson Antero, chefe da APA-Chapada do Araripe, representante do poder público, Pedro Lôbo, articulador do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Território do Cariri e Josefa Cícera, representante dos movimentos sociais através da ONG Flor do Piqui.

No evento, o chefe da APA-Chapada do Araripe, Jackson Antero apresenta a proposta do Cariri que consiste em fazer uma permanente estratégia de interligação entre as várias formas de investimentos na região.

Outro ponto é que essas instituições, como MDA, APA Chapada do Araripe e organizações não governamentais façam um trabalho conjunto, de busca de investimentos e soluções para os problemas regionais sob pena de correrem o risco de sofre estratégias de sentido contrário.

Nas áreas de investimentos muitos recursos estão canalizados para o Cariri, segundo o chefe da APA, como por exemplo a disponibilidade de R$ 600 mil para o território rural, sendo R$ 170 mil para aplicação na infra-estrutura da sede e compra de um carro para deslocamento da equipe de trabalho e o restante para investimento em três projetos, um para a cajucultura apresentado pelo Agropólos, o segundo projeto é um abatedouro no assentamento do ACOCÍ, em Campos Sales e o terceiro projeto é o da EMATERC para o plantio de ervas. O segundo encontro de colegiados de territórios rurais acontecerá no Cariri na primeira quinzena de dezembro próximo.

Nenhum comentário: