quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ESCOLAS PÚBLICAS DO CARIRI PARTICIPAM DO ENCONTRO MESTRES DO MUNDO

Escolas públicas de 13 municípios do Cariri participam ativamente do IV Encontro Mestres do Mundo desenvolvendo projetos de educação patrimonial e de concursos de redação promovido pela Secretaria de Cultura do Estado. A ação da Secult tem como finalidade premiar as escolas que inscreveram seus projetos e redações nos concursos, com kits de instrumentos musicais, fortalecer e sistematizar a relação dos saberes e fazeres dos mestres da cultura popular tradicional com a sala de aula, valorizando e preservando, assim, o patrimônio cultural.

A Secretaria da Cultura lançou também o concurso de redação destinadas às escolas do Cariri Leste com o tema a importância do Saber e do Fazer dos Mestres da Cultura Tradicional. Os Resultados dos concursos serão anunciados no sábado (6) durante a programação do IV Encontro Mestres do Mundo. Serão premiadas três escolas.

O primeiro momento dessa ação iniciou-se no Cariri com as Credes 18, 19 e 20 que aderiam a proposta, sugerindo uma preparação para os coordenadores pedagógicos das escolas. Assim foi realizado pela Secult, em parceria com o Ministério da Cultura e Comissão Cearense de Folclore um Seminário preparatório de Educação Patrimonial, no dia 1º de setembro, onde estiveram presentes 120 coordenadores pedagógicos da região. Na ocasião, foram discutidos os conceitos de Patrimônio Cultural e a orientação para elaboração dos projetos.

Nenhum comentário: