quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

RODAS DE MESTRES

Corpo, Mãos, Sons, Oralidade e Sagrado. Estes temas foram abordados com muito brilho na manhã desta quarta-feira, dia 3, no primeiro dia das Rodas de Mestres, que fazem parte da programação do IV Encontro Mestres do Mundo. O evento foi realizado no Crato Tênis Clube e reuniu mestres de todo país. Quem deu partida às trocas de experiências foi a roda da Oralidade, que apresentou ao público presente mestres como Seu J. Rodrigues, cordelista de Pernambuco. Logo em seguida deram-se início as rodas dos Sons, Mãos, Sagrado e Corpo com os destaques de cada estado e abordando as especificidades de cada mestre.

No campo do Sagrado, um dos destaques foi a Mestra Francisca Galdino, rezadeira do Ceará. Já a área de Sons reuniu experiências com a do Mestre João Mocó, do Bumba Meu Boi do Ceará. A atividade no campo das Mãos ficou por conta de Mestres como a de Seu José Pereira, jangadeiro também do Ceará, que delicadamente manuseava suas jangadas para exposição. As experiências do Corpo foram trocadas com danças e coreografias como as do Mestre José Gomes, folclorista de Alagoas.

As trocas de experiências superaram as expectativas, em uma mistura de culturas onde cada Mestre dá um pouco de sua vivência e recebe também elementos da cultura de outros mestres, contribuindo para agregar novos valores a cada participante.

A Roda de Mestres se estendeu até o meio dia e, neste primeiro dia, contou com a presença da Secretária Adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Delânia Azevedo, além de convidados e da população interessada em acompanhar o evento. As Rodas de Mestres terão suas apresentações e discussões ao longo de todas as manhãs do IV Encontro Mestres do Mundo, que se estende até sábado (6).

Nenhum comentário: