domingo, 1 de abril de 2012

Cordel na Praça divulga literatura popular no Cariri do Projeto

O Coletivo Camaradas realiza no próximo dia 12 de abril, em Crato, o lançamento de cordéis elaborados por artistas regionais.

Os cordéis são fruto do projeto Cordel Engajado, enviado pelo Coletivo ao Ministério da Cultura, dentro do Prêmio Literatura de Cordel Edição Patativa do Assaré.

Após a aprovação do projeto, o coletivo soltou uma chamada pública e recebeu diversas inscrições. Uma comissão escolheu os cordéis que agora serão lançados nessa primeira fase do projeto. Serão 7 títulos e 21 mil exemplares.

Na segunda fase, prevista para maio, serão nove trabalhos divulgados. Além dos já lançados em forma impressa, serão adicionados mais dois: A donzela e o cangaceiro (Cacá Araújo) e Auto do Caldeirão(Oswald Barroso). A novidade é que esses trabalhos serão tosos digitalizados, ofertados em DVD’s e e-books.

Os títulos lançados serão Coletivo Camaradas (Mura Batista), Coletivo: Camaradas (Salete Maria), Quem são esses camaradas? (Nezite Alencar), A arte que humaniza (Adailton Ferreira), Quando a arte humaniza (Maercio Lopes),Libertando através da Arte (Mura Batista) e A brincadeira vai começar (Josenir Lacerda). Os dois primeiros são relançamentos de cordéis já publicados pelos autores.

Posteriormente, estes cordéis serão distribuídos nas escolas da região, em bibliotecas e nas atividades realizadas pelo Coletivo Camaradas.

Nenhum comentário: