segunda-feira, 2 de abril de 2012

Laboratório de Paleontologia da URCA cataloga material do período jurássico



O Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), coordenado pelo professor Álamo Feitosa está fazendo a catalogação de material fóssil retirado de escavações feitas na Região do Cariri.

As escavações feitas em Missão Velha podem ser consideradas, de acordo com o professor Álamo Feitosa, a primeira escavação paleontológica controlada da Bacia do Araripe.

O material recolhido na zona rural de Missão Velha já está sendo preparado pela equipe do laboratório. Em seguida será feita toda a identificação para posterior elaboração de trabalhos científicos.

Na coleta feita em Missão Velha foram retirados os fósseis de vertebrados mais antigos da bacia, que devem datar de 160 milhões de anos, do período jurássico.

Para o professor Álamo Feitosa essa será uma oportunidade de se expandir o estudo da paleontologia e abrir uma discussão sobre a necessidade de proteger a bacia fossilífera do Araripe.

“A nossa bacia é importante, tem espaço e material para estudos profundos e devemos trabalhar na perspectiva de preservar esses espaços”, afirma.

Ele concorda que há ainda muito tráfico de fósseis. “Sabemos que há esse tráfico, pois vem sempre saindo estudos lá fora sobre material recolhido aqui”, avalia lembrando que a tarefa de combater esse tráfico fica com outros órgãos e não com o Laboratório de Paleontologia, que tem a função de pesquisar o material recolhido.

Feitosa lembra ainda que no final de abril já está marcada outra escavação. No período atual de chuvas, fica impossível a escavação, que deve ser feita em períodos de estiagem ou com sol forte.

Laboratório preserva e estuda fósseis



O Laboratório de Paleontologia da URCA funciona no Campus do Pimenta e tem como objetivo realizar estudos sobre a paleontologia e treinamento de pessoal. Funciona atualmente com seis bolsistas e nove estagiários. A catalogação do material é feito pela equipe com a supervisão de professores especializados. O laboratório recebe o material coletado, faz a triagem, identificação e produz publicações científicas. Todo o material após estudado é enviado ao Museu de Paleontologia em Santana do Cariri. As coletas de material são feitas em toda a bacia, incluindo estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

Nenhum comentário: