quarta-feira, 11 de abril de 2012

VÁRZEA ALEGRE: Fábrica diversifica produção e ganha espaço no mercado


http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1125318




O empreendimento produz itens como cadeiras, mesas e bacias e gera 60 empregos diretos na região

Várzea Alegre. No Interior do Ceará, graças a iniciativas de empresários locais, pequenas e médias empresas continuam a conquistar espaços, ampliando as vendas de seus produtos, levando novas oportunidades de emprego e renda para o Sertão.

Um dos exemplos vem desta cidade, distante 430 quilômetros de Fortaleza, localizada na região Centro-Sul. A fábrica Confplast de cadeiras e de mesas plásticas está diversificando e ampliando a produção a partir da fabricação de unidades infantil e adulta com pés de alumínio.

Os três moldes que vão produzir as novas linhas de cadeiras chegaram recentemente da China e já estão instalados na linha de produção. Os produtos recebem a denominação de plantas e flores. As cadeiras plásticas com pés de alumínio vão ter duas versões, com e sem braços. "Temos essas unidades nos aeroportos de Cumbica e de Salvador e em grandes shoppings da região Sudeste", afirma o empresário Carlos Kleber Correia, diretor presidente da Confplast.

A fábrica produz atualmente 14 itens, entre cadeiras, mesas, baldes e bacias, em linhas diversificadas, populares e de requinte, para varanda, sala, cozinha e áreas de lazer e de serviço. A produção é de 45 mil itens por mês e, com os novos produtos, a expectativa é de chegar a 60 mil. São gerados 60 empregos diretos, mas há previsão, em breve, de ser realizada a contratação de mais 20 operários.

Aquisições

Em fins de fevereiro passado, o empresário Carlos Kleber Correia esteve na China, em viagem de negócio. "Adquirimos dois novos moldes, sendo um de cadeira monobloco bem leve e uma mesa também monobloco, que devem chegar em agosto próximo", disse o empresário. "Até o fim deste ano, já estaremos produzindo esses novos produtos que vão compor a linha 2013".

A fábrica de cadeiras e de mesas plásticas, produzidas com polietileno, foi instalada em Várzea Alegre em agosto de 2008, em parceria entre o empresário Carlos Kleber Correia e o grupo espanhol, Resol do Brasil, uma empresa tradicional, com 45 anos de fundação, e líder de mercado na Europa. Foram investidos inicialmente R$ 8 milhões.

Produção diversificada

Em decorrência da crise financeira que atingiu a Europa, o grupo espanhol preferiu vender a sua participação na empresa, que foi adquirida pelo sócio Carlos Kleber Correia. "Sob o nosso controle, resolvemos diversificar a produção, incluindo uma linha popular", frisou Correia. "O nosso objetivo é atender a uma demanda crescente nas cidades do Interior com vendas para lojistas e por crediaristas".

Foi instalada uma unidade de reciclagem de plásticos que está em expansão. Recentemente, foi adquirida uma usina de lavagem de reciclados, com capacidade para 250 toneladas de material reciclado por mês. Esse tipo de produto é usado para a fabricação de baldes e bacias de tamanhos variados. A indústria adquiriu, ainda, uma nova máquina extrusora, que transforma o material plástico em uma peça sólida, fazendo a reciclagem do produto, com capacidade para beneficiar 75 toneladas por mês.

Reciclagem

Desse modo, a fábrica deixou de comprar o polímero já reciclado, passando a adquirir de catadores e cooperativas as peças plásticas. Há três etapas na reciclagem: o material comprado no lixão é moído e lavado, depois aglutinado por extrusão, podendo em seguida ser utilizado na linha de produção.

Outra iniciativa do empresário Carlos Kleber Correia foi a aquisição de produtos da China com a marca Confplast, que vão compor a linha "Home Import". Jogos de lençóis de solteiro e casal, de pratos de louça e de melamina, de xícaras, de depósitos, conjunto de talheres, porta retratos e relógios de parede.

Hoje, a linha Confplast apresenta 14 produtos. Serão agregados mais três novos tipos de cadeira e mais oito de uso doméstico, todos importados.

Projeto moderno

"Resolvemos diversificar a produção, mas valorizamos a concepção de um projeto moderno, arrojado"

Carlos Kleber Correia
Empresário