quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ematerce conclui relatório sobre perda da produção e seca no Cariri



Mesmo sem dados definitivos para técnicos da Ematerce existe uma quadro de seca na região e o relatório feito pelo órgão sobre a estiagem será concluído na próxima semana.

De acordo com Hernani Rocha, engenheiro agrônomo e técnico da Ematerce, “a seca está praticamente definida e os municípios vem perdendo safra e a produção terá uma redução drástica”, afirma.

Para ele, o relatório vem sendo concluído e será enviado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário e ao Governador do Estado, Cid Gomes, que terão em mãos informações detalhadas da situação.

Mesmo assim ,analisa Hernani a situação é grave e de conhecimento das autoridades. “Acredito que as perdas não sejam menos que 50% da produção, o que mostra um quadro grave”, alerta.

Para Hernani devem ser tomadas medidas urgentes. “Com certeza, e as reuniões que temos tido mostram isso, serão tomadas medidas urgentes que possam diminuir o sofrimento do homem do campo”,afirma.

Hernani aponta a cidade de Jardim como o quadro mais preocupante. “Não podemos falar em perdas de 100% pois algumas roças podem produzir, mas as perdas são próximas de sua totalidade em Jardim , um quadro que a cada ano se agrava”,lembra.

De acordo com Hernani em Jardim no ano passado mesmo tendo um inverno regular a produção teve uma pequena queda, e não foi das melhores. Esse ano com o agravamento da seca a produção pode ficar reduzida.

Ainda de acordo com Hernani nesta semana serão realizadas reuniões em várias cidades para se avaliar o quadro. Em Campos Sales, por exemplo , produtores, sindicato dos trabalhadores rurais e Ematerce se reunirão na próxima segunda-feira para discutir uma estratégia para a situação.

Nenhum comentário: