quinta-feira, 3 de maio de 2012

Obra do Marco Zero em Juazeiro

Prevista para ser inaugurada nos 100 anos da cidade, em julho do ano passado, a Praça do Marco Zero, onde começou o povoamento de Juazeiro, teve as obras iniciadas com atraso. Por meio de uma parceria da administração local com o Ministério do Turismo, o projeto passa a fazer parte de um complexo de obras estruturantes para o turismo religioso.

A cidade recebe, a cada ano, cerca de 2 milhões de turistas e fiéis do Padre Cícero. A obra poderá estar pronta em outubro deste ano, com investimentos de mais de R$ 1,5 milhão.

A construção do Complexo do Centenário é um resgate da primeira vila, na localidade de Tabuleiro Grande, que foi pertencente ao Município do Crato e deu origem ao Município de Juazeiro. No local, existiam algumas casas, uma capela e três árvores de Juazeiro. A inspiração desse marco vem da obra da artista plástica Assunção Gonçalves, contemporânea do Padre Cícero. O projeto faz parte do trabalho inspirado por intelectuais e historiadores de Juazeiro, que integraram a Comissão do Centenário da cidade.

O local escolhido para a construção da Praça do Marco Zero foi exatamente onde a cidade nasceu, ao lado da cúpula da Praça dos Romeiros. Um grupo formado por estudiosos da história de Juazeiro e integrantes da Comissão do Centenário avaliaram as condições de desenvolvimento do projeto. O aglomerado de casas de taipa convergia para uma capela próxima a três frondosos pés de Juazeiro. A vila era um mero entreposto e servia de ponto de apoio para aqueles que se dirigiam para o Crato.

Também está sendo concluído o fechamento da área do complexo Capela do Socorro e Memorial Padre Cícero, para dar início as obras do Roteiro da Fé naquele espaço, iniciadas pelos Franciscanos. A primeira etapa do projeto custará cerca de R$ 2 milhões, que serão empregados na construção de um calçadão entre a Basílica, ruas do Brejo, São José e Cruzeiro.

A ideia, dentro dos projetos voltados para o marco do centenário, era também construir portais nas entradas principiais de Juazeiro do Norte. Atualmente, um deles está sendo feito na Avenida Virgílio Távora, estrada de acesso ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes.

A Capela do Socorro envolve a área de requalificação, inserindo a praça do Memorial Padre Cícero até a igreja, praças do Santuário do Coração de Jesus, nos Salesianos, Santuário do Franciscanos e no São Miguel.

A previsão de entrega do Socorro é no mês de julho, em que são celebrados os 78 anos de morte do Padre Cícero. Segundo o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, um dos detalhes será a remoção da escadaria do Memorial garantindo a ampliação da Praça do Socorro, juntamente com a realocação de canteiros. A área também vai receber nova capela e um altar panorâmico destinado às missas campais, a exemplo das que acontecem a cada dia 20 em sufrágio da alma de Padre Cícero.

As tendas para os vendedores ambulantes serão padronizadas e os vendedores terão indumentárias. A praça ganhará, ainda, lixeiras modernas em pontos estratégicos, novo candelabro, um bebedouro público, novas rampas para melhor acessibilidade dos deficientes, moderno posteamento e iluminação, bem como novos estacionamentos para ônibus e caminhões.

A Praça do Marco Zero compreende o terreno entre a Praça dos Romeiros e os boxes recém-inaugurados no Mercado dos Romeiros, ao lado do Complexo Multiuso. Com 12.110,26m² de área, conta com obelisco do Km Zero, palco coberto circundado de espelho d´água e monumentos representando a história da emancipação do Município.

A Praça do Marco Zero será separada da cúpula da Praça dos Romeiros por uma artéria que terá o nome de Avenida Centenário. Além dos marcos de identidade centenária, o projeto contará com canteiros, bancos, totem giratório, espelho d´água, coreto coberto e também quiosques informativos para orientação do turista. O projeto é da arquiteta Gisele Menezes.

DN

Nenhum comentário: