terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Com 673 casos de sarampo em um ano, Ceará recebe apoio de organizações de saúde

O Ceará vai receber nesta terça-feira, 20, às 9h, consultores da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Praia de Iracema. O objetivo da reunião é debater sobre o combate ao sarampo. De dezembro de 2013 a janeiro de 2015, a região teve 673 casos confirmados da doença em 28 municípios.

Os representantes dos órgãos vão se reunir com o secretário da Saúde do Estado, Carlile Lavor, e com secretários da saúde dos municípios com o maior número de casos. Os integrantes da Opas, OMS e do Ministério da Saúde está em Fortaleza desde esta segunda, 19, para acompanhar, reforçar e apoiar os municípios nas ações de controle da doença.

Durante a reunião, será debatido sobre a intensificação da mobilização dos gestores e profissionais da saúde e toda a população para, a partir da vacina, a única forma de prevenir o sarampo, interromper o surto da doença. O encontra visa evitar que o sarampo se transforme em uma doença endêmica, com registro de casos todos os anos, comprometendo a saúde da população.

De acordo com organizações internacionais de saúde, é estabelecido o prazo de 90 dias sem nenhum registro de sarampo, em relação à data do último caso confirmado, para considerar o surto encerrado. Antes de dezembro de 2013, o Ceará estava há 15 anos sem registro de caso de sarampo.

Crianças
Conforme a Sesa, 121 crianças com menos de um ano estão na lista dos 673 casos confirmados no Ceará.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário: